Concurso Embasa terá 930 vagas; autorização foi atualizada

No dia 24 de agosto de 2021, foi publicada uma nova resolução relacionada ao próximo concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.). O documento informa que o Conselho Administrativo da empresa decidiu ampliar o quantitativo autorizado, que antes era de 854, para 930 vagas.

  • Apostilas preparatórias Embasa e 500 Questões Gabaritas para a Embasa
  • A resolução nº 121/2021, divulgada no Diário Oficial do Estado da Bahia, no entanto, é bem sucinta e não traz informação sobre, pelo menos, quais serão os cargos.

    A expectativa que se tem é de que seja confirmada a previsão inicial do governador Rui Costa, ao dizer que existia possibilidade do certame ser lançado até o final do segundo semestre de 2021. Nesse caso, as convocações somente ocorrerão em 2022. Confira a íntegra da fala de Costa, em fevereiro de 2021:

    Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano.

    Concurso Embasa: situação atual

    O concurso Embasa é um dos mais aguardados do estado da Bahia desde o ano de 2019. A expectativa inicial era para sua realização em 2020, mas aí veio a crise sanitária envolvendo a pandemia da COVID-19 e esse projeto foi abortado.

    Com a declaração do governador Rui Costa dizendo que o edital poderia sair no segundo semestre de 2021, a esperança dos concurseiros cresceu ainda mais. E com a resolução 121/2021, que ampliou a oferta para 930 vagas, tudo parece indicar que o edital se aproxima.

    Tudo também indica que a organizadora do novo concurso, definida desde 2019, continue sendo o Instituto AOCP. Segundo a Resolução nº 168/2019, um dos documentos disponíveis no processo de contratação da banca, a dispensa de licitação foi homologada pelo valor global de R$ 4,5 milhões.

    No entanto, com o aumento do quantitativo autorizado e com a demora em sair o edital, provavelmente esse contrato com o Instituto AOCP deva ser aditivado.


    Encontre estes e outros concursos públicos navegando pelo site da Litoral Hoje na seção de empregos.


    Você pode gostar também de