Condenado a 254 anos, Bin Laden do PCC se forma dentro da cadeia

Célio Marcelo da Silva, líder da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) conhecido como “Bin Laden”, se formou no ensino médio dentro da cadeia. 

A formatura ocorreu na Penitenciária Federal de Brasília (PFBra), com o apoio da Divisão de Reabilitação (Direb) em 10 de outubro. Bin Laden recebeu o certificado na presença de professores e pedagogos, e posou sorridente para uma foto com o canudo do diploma.

O Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Distrito Federal(SEEDF) oferta a conclusão da educação básica, nos níveis fundamental e médio, aos presidiários da unidade.

Os professores lecionam aos presos dentro da própria penitenciária. Eles seguem o projeto pedagógico e calendários escolares definidos pela pasta, de acordo com o portal Metrópoles.

“O momento é simbólico, pois demonstra a capacidade do SPF de custodiar os principais líderes de organizações criminosas”, disse Amanda Teixeira, diretora da PFBra. “Mantendo a rigidez e os procedimentos [necessários], sem deixar de observar direitos e garantias desses cidadãos.”

No Sistema Penitenciário Federal (SPF), a formação está inclusa no manual de assistências. A Penitenciária Federal de Brasília já conseguiu oferecer a graduação no ensino médio para 75% dos presidiários.

O Bin Laden do PCC foi condenado a 254 anos de prisão. Ele foi transferido para a penitenciária federal em 2019. E é apontado como autor do sequestro da mãe do ex-jogador de futebol Robinho, Marina da Silva Souza, que ocorreu em 2004.

A quadrilha da facção também sequestrou o empresário Girz Aronson em 1998; e o fazendeiro João Bertin, dono de uma rede de frigoríficos, em 2002. Bin Laden fugiu oito vezes da prisão, e também teve duas tentativas frustradas. Em 2014, ele teria planejado que o PCC fizesse “seu resgate” na Penitenciária de Venceslau, em São Paulo.

 

Revista Oeste 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de