Prefeitura dispõe pontos de coleta de lixo eletrônico em oito bairros do município

Ação, que reduz impacto negativo ao meio ambiente, ocorrerá em 16 de março, aniversário da cidade, das 10 às 14h

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), irá instalar pontos de coleta de e-lixo em oito localidades estratégicas do município, no dia 16 de março, data comemorativa à emancipação político-administrativa da cidade.

A campanha e-lixo, promovida pela SEMAM, é uma ação de logística reversa que incentiva a troca de resíduos eletrônicos (computadores, periféricos, baterias, pilhas, celulares, eletrodomésticos, entre outros itens que não são mais utilizados) por mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.

Na próxima quarta-feira (16), das 10h às 14h, o munícipe que quiser descartar seu e-lixo poderá se dirigir a um dos oito pontos dispostos nos bairros:

– Enseada: na Plaza Skate Park, ao lado do Centro de Apoio Educacional (CAE Francisco Santana), na Praça João Eduardo de Moraes.

– Cigarras: no calçadão da orla da praia;

– São Francisco: no calçadão em frente ao Convento de Nossa Senhora do Amparo, na Rua Martins do Val, S/N;

– Centro: em frente à Marinha (Delegacia dos Portos), na Rua Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), nº 544;

– Varadouro: no Ginásio Municipal José de Souza “Gringo”, na Rua Emídio Orselli, nº 220;

– Maresias: na Praça Internacional do Surf; na Avenida Dr. Francisco Loup, nº 658;

– Boiçucanga: na Pista de Skate, na Praça Pôr do Sol;

– Juquehy: na base da Fiscalização Ambiental, na Praça Simeão Faustino, nº 17.

Com essa ação, reduz-se a probabilidade de os produtos químicos contidos nesses itens contaminarem o solo e poluírem lençóis freáticos. Além disso, ao receber uma muda de árvore a cada item de e-lixo, o munícipe participa do processo de arborização urbana de São Sebastião.

Sobre a campanha e-lixo

Uma vez coletado, o lixo eletrônico é encaminhado para o Instituto Nova Ágora de Cidadania (CRC INAC), que tem como missão a preservação do meio ambiente e a inclusão digital. Pelo instituto, o lixo eletrônico é recondicionado e os itens que têm conserto são doados a espaços educacionais sem fins lucrativos. Os resíduos eletrônicos que não têm serventia são enviados a empresas que realizam a destinação ambientalmente adequada. O Instituto também promove a inclusão digital oferecendo cursos 100% gratuitos.

As mudas doadas vêm do Viveiro Municipal e são provenientes de compensação ambiental, exigidas em processos de autorização de supressão de árvores isoladas, regulamentados pela Lei Municipal nº 2.637/2019.

 

#PraTodosVerem: arte institucional sobre a campanha e-lixo no dia 16 de março. Fim da descrição.


Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Você pode gostar também de