Vila Criativa de Santos inicia aulas do primeiro curso de limpadores de pescados

Alunos do primeiro curso de Limpador de Pescados já iniciaram suas aulas na Vila Criativa da Zona Noroeste. Demanda dos permissionários do Mercado de Peixes, na Ponta da Praia, que necessitam de mão de obra, a capacitação traz todas as técnicas necessárias para o adequado manuseio, higiene e o condicionamento dos peixes através das caixas de isopor e gelo, tipos de corte, limpeza etc.

As aulas são orientadas pela professora Zelaine, que vai instruir os dez alunos pelos próximos dois meses de duração do curso. José Luis Trevisan, coordenador geral das Vilas Criativas, conta que o curso proporciona aos alunos a geração de renda, consequentemente trazendo mais dignidade para estas famílias. “Nós estamos com a responsabilidade de formar essas pessoas de acordo com o que as empresas contratantes necessitam, para que eles entrem no mercado de trabalho. Assim, oferecemos a eles a oportunidade de mudar de vida através do aprendizado de uma profissão”.

Entusiasmado, Eurico Alves, 55, aposentado, conta que já foi pescador, sempre se interessou por essa área e, por isso, decidiu participar. Ele explica que soube do curso através da própria Vila Criativa, onde já concluiu, anteriormente, os cursos de garçom, eletricista e design de sobrancelhas. “Todos os cursos daqui são ótimos para nós. Agora vou aprender a limpar melhor o peixe, saber, entender de onde ele vem e, com isso, vou alavancar muitas áreas da minha vida, podendo me abrir novas portas”.

Aldenir Marques, 67, cita que já trabalhou no Mercado de Peixes, mas que hoje, aposentado, está à procura de novas experiências e aprendizagens. “Quando inaugurou lá, eu trabalhei e gostei, peguei um pouco de noção e agora estou nesse curso para aperfeiçoar minhas técnicas. Quero aproveitar a oportunidade e vou até o fim”.

Esperançosa, Sonia Ferreira, 63, doméstica, conta que soube do curso através de uma amiga que a auxilia na procura por sua recolocação no mercado de trabalho. Ela acredita que com o curso vai conseguir atingir este objetivo. “Quero desenvolver o meu melhor na profissão, aprender coisas novas e aguardar as oportunidades nesse ramo”.

O curso é realizado pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Criativa, com apoio das empresas Gaetano Pescados, Zelaine Pescados, Palhinha Pescados e Box do Santista.

SOBRE AS VILAS CRIATIVAS

As 10 vilas criativas de Santos estão espalhadas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH). Atendem atualmente mais de 5 mil pessoas por ano com qualificação profissional, atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos.

Entre 2021 e 2023, as vilas criativas ofereceram sete mil vagas em cursos de qualificação. Para 2024, estão previstas mais 2 mil, além de cerca de 150 atividades esportivas, culturais e de lazer, como aulas de música (violão, percussão), dança (balé, ritmos, ritmix, zumba, hip hop, flamenco), esportes (skate, alongamento, capoeira, ginástica 3ª idade, musculação) e informática (inclusão digital) e muitas outras. Para participar destas atividades, basta comparecer a uma Vila Criativa com documento pessoal e comprovante de residência, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e os horários. Confira os endereços aqui.

 

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de