Santos divulga selecionados para Jovens Embaixadores do Clima. Formações iniciam no sábado

A Prefeitura de Santos, através do Movimento ODS Santos 2030, realizou a seleção inicial para o programa Jovens Embaixadores do Clima, bem como de seu complemento, o Jovens Repórteres do Clima. Os selecionados receberam a confirmação da seleção por mensagem e já estão aptos para participar da primeira atividade de formação, que ocorrerá durante o Santos Summit, no próximo sábado (9), às 14h, no Parque Tecnológico de Santos, na Vila Nova.

Ao todo, 30 Jovens Embaixadores do Clima e 12 Jovens Repórteres do Clima foram selecionados entre os 59 inscritos. O edital previa apenas seis selecionados para o Jovens Repórteres, entretanto, a organização conseguiu ampliar mais seis vagas, totalizando 12. Veja a lista completa aqui.

CRITÉRIOS

A comissão julgadora contou com seis membros, sendo representantes da Associação Comercial de Santos (ACS Jovem), Instituto Devir Educom, Unimar Agenciamentos Marítimos Ltda. e Rotaract Club. Eles avaliaram os seguintes critérios: Conformidade com o Edital (quanto ao tempo do vídeo ou quantidade máxima de palavras da redação); Envolvimento social (se já tem alguma atuação social ou se demonstra disposição em ter); Sintonia da redação ou vídeo com temáticas dos ODS (mesmo não conhecendo em detalhes os ODS previamente, se tem alguma relação com as pautas próximas); Objetividade das propostas trazidas na redação ou vídeo (qualidade do texto, construção do argumento) e Inovação nas propostas na redação ou vídeo (proposta de intervenção de como pode contribuir para mudar o mundo).

Todos os jovens foram pontuados entre 0 e 2 pontos para cada uma dessas cinco dimensões, podendo atingir a nota máxima de 10 pontos. Cada formulário de inscrição foi analisado por três avaliadores, tendo a nota como resultado da média dessas três avaliações. Vale ressaltar que, durante todo o processo de seleção, o avaliador não tinha acesso ao nome do inscrito.

Representando a comissão julgadora, o conselheiro da Unesco Jovem no continente, Ergon Cugler, releva que a qualidade da maioria vídeos e das redações, que deveriam responder a pergunta ‘Como eu posso contribuir para mudar o mundo?’, impressionou os avaliadores. Alguns citaram artigos científicos e outros fizeram adaptação do vídeo em Libras, por exemplo. “Esse engajamento demonstra uma disposição genuína com as pautas climáticas e com a sustentabilidade. Infelizmente não pudemos inserir todos os 59 inscritos no projeto, mas estamos ansiosos para contar com esses jovens nas próximas edições e nas próximas atividades”.

REPRESENTATIVIDADE

Os selecionados apresentam pluralidade de sexo e raça em ambas as iniciativas. A equipe de Jovens Embaixadores é formada por 16 mulheres e 14 homens. Destes, 18 se declararam brancos, 11 pretos ou pardos e um preferiu não dizer. A presença feminina será ainda maior no Jovens Repórteres do Clima, com oito mulheres e quatro homens. Já no quesito racial, metade se declarou branca e a outra preta ou parda.

EMBAIXADORES DO CLIMA

O Programa Jovens Embaixadores do Clima, destinado a santistas de 18 a 25 anos, terá 17 formações gratuitas, que acontecerão aos sábados, a partir de 9 de março, com especialistas em Desenvolvimento Sustentável, Cultura Oceânica, Ação pelo Clima, além de outros temas como empreendedorismo e educação midiática. Após a última mentoria, prevista para 11 de maio, os jovens deverão elaborar um projeto de impacto local, como se fosse um TCC prático. O prazo final de entrega é 31 de maio. Ao término, os participantes serão diplomados como ‘Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’, tornando-se multiplicadores de pautas sustentáveis e mentores para as próximas turmas.

REPÓRTERES DO CLIMA

Os selecionados para o Jovens Repórteres pelo Clima terão o papel de acompanhar e divulgar as atividades realizadas na iniciativa. Os participantes, além de residirem na região, têm entre 18 e 29 anos e estão cursando ou já concluíram graduação e/ou pós-graduação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade ou áreas relacionadas. Ao final, eles serão diplomados como ‘Jovens Repórteres pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’.

O Movimento ODS Santos 2030 é fruto de parceria entre a Prefeitura de Santos e a Associação Comercial de Santos (ACS). Enquanto o Jovens Embaixadores do Clima e o Jovens Repórteres do Clima são uma realização do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv/Semulher), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ). São parceiros no projeto a Associação Comercial de Santos Jovem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), clubes de Rotaract de Santos, Santos Porto e Santos Gonzaga, Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ), Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Inove – Diálogo Jovem, Instituto Devir Educom, Polítize!/Mapa Educação/Instituto Oiti, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unesco Youth Advisory Board, Unimar Agenciamentos Marítimos Ltda. e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz).

 

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de