Santos Arte Preta presta homenagem à rainha do samba; programação termina domingo

O segundo dia do festival Santos Arte Petra exaltou o talento de uma das mais carismáticas figuras do samba santista, a rainha de bateria Michelle Mibow, que faleceu no último dia 8. O evento, em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), é realizado no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

Na tarde deste sábado (19), representantes da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) e do Conselho do Samba de Santos prestaram uma singela homenagem em memória da bailarina e coreógrafa, que defendia as cores da Unidos dos Morros, mas também com passagem pela União Imperial.

“Uma palavra para resumir a Michelle é intensidade. Intensidade que teve para construir toda a sua carreira”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal. Ele anunciou que a sala da corte na Passarela do Samba Drauzio da Cruz (Zona Noroeste) passará a se chamar, no próximo anos, Michelle Mibow.

“Independentemente de agremiação, ela tinha uma luz que as pessoas que a conheciam e, até mesmo quem não conhecia, sentiam”, declarou o viúvo, Sergio Vieira. Ainda estiveram presentes à homenagem a mãe de Michelle, Teresa Cristina da Costa Chaga, e o irmão Felipe da Costa Chaga.

ÚLTIMO DIA

Este domingo (20) é o último dia da primeira edição do Santos Arte Petra, promovido pela Secult. A programação gratuita (ver abaixo) reúne exposições, shows musicais, feira de arte, literatura, gastronomia e diversas atividades ligadas à cultura afro.

A partir das 11h, rola a Feira do Coletivo Afrotu, espaço do projeto Leia Santos e o som do DJ Mamuth. Outro destaque, às 13h, é a apresentação da Dança de Rua do Brasil. Já a partir das 15h, os integrantes da Batalha da Conselheiro e do Slam dos Andradas vão agitar o Teatro Rosinha Mastrângelo.

A cultura da rua também se mostrará presente com grafite com artistas Fixxa, Colante, Marco Tuim e Tuia. E para fechar o festival, o cantor BNegão vai apresentar seu show mais recente com as canções do compositor Dorival Caymmi, às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas.

A retirada de ingressos para o show acontece a partir das 19h30, na bilheteria do teatro, limitado a dois por pessoa. Mesmo após o termino do festival, até a próxima sexta-feira (25), o público poderá curtir quatro exposições no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

A mostra do fotógrafo Walter Firmo pode ser conferida na galeria de arte Braz Cubas (2º andar) e as exposições ‘Zulu’, ‘Som das Ruas’ e ‘Africanitude 013’ estão instaladas no Museu da Imagem e do Som da Santos (MISS).

Walter Firmo revisita Centro Histórico durante workshop

Um grupo de fotógrafos de Santos pôde viver a experiência de dividir experiência com uma lenda da fotografia nacional, o carioca Walter Firmo. Prestes a completar 85 anos, o renomado profissional ministrou workshop gratuito de três dias, intitulado ‘Cor’, dentro da programação do 1º Santos Arte Preta.

Após ministrar a primeira aula na quinta (17), no Teatro Rosinha Mastrângelo, o local escolhido para a aula prática na sexta-feira (18) foi o Centro Histórico. Bem-humorado, Firmo instigou os participantes a buscar os melhores ângulos e não se furtou a posar como modelo, para ajudar os participantes nos registros das melhores imagens.

“Estou revisitando o Centro Histórico de Santos, que conheci quando ainda era um menino. Aqui é lugar especial, onde me sinto super bem”, comentou Firmo, antes de fazer um elogio aos participantes do workshop. “Essa garotada é muito boa. Gosto de ensinar, mas também gosto de aprender com os mais jovens”.

CONHECIMENTO

A satisfação de Firmo é igualmente compartilhada com participantes do workshop. “Ele está dividindo muito dos seus conhecimentos e referências, e a gente está tendo muito espaço para dialogar com ele sobre a estética e estilo das imagens fotográficas. Tem sido muito gratificante”, comentou produtor audiovisual Edgar Henrique Siqueira.

Já a fotógrafa Val Alves, é fã de ‘carterinha’ de Firmo e está procurando novos caminhos na fotografia, inspirados na obra dele. “Eu faço outro estilo de fotografia, mas já algum tempo queria me envolver no estilo de fotos que ele faz”.

O workshop ‘Cor’ terminou na tarde deste sábado (19) no Teatro Rosinha Mastrangelo, quando Walter Firmo analisou a produção dos alunos feita a partir da saída a campo.

No domingo (20), às 19h, o profissional dará uma palestra aberta ao público também no Teatro Rosinha Mastrângelo.

 

Confira a programação do festival neste domingo 

11h às 19h – Espaços Leia Santos e Gibiteca | térreo

11h às 19h – Coletivo Afrotu – feira criativa | térreo

11h às 19h – DJ Mamuth | térreo

13h e 16h – Contação de Histórias com Camila Genaro | térreo

13h – Dança de Rua do Brasil – ‘Essência da Alma’ e Os ‘Homens de Preto’ – palco queijo

13h – Sessão ‘Raízes do Mercado + bate-papo com Cássio Santos | Miss

13h às 18h – Exposição de livros – Ana Lúcia dos Santos – ‘Memórias e Histórias – Eponinos, negros de São Mateus’ e o ‘Sefredo dos Passaros’ Mary Francisca do Careno – ‘Vale do Ribeira: a Voz e a Vez das Comunidades Negras’. Andréia Kelly Marques – ‘Cabeça Feita de Torços Africanos’, ‘Coletânea do Ciclo Contínuo’, e exemplares do zine ‘Zuri’

14h – Família Criollage | palco externo

15h – Painel ‘Quadrinho é Coisa de Preto’ com Laluña Machado | Miss

15h – Samba Rock com Equipe Toma Samba Rock e Equipe Maníacos Samba Rock | térreo

15h – Batalha da Conselheiro, Graffite com Fixxa e Colante, Marco Tuim e Tuia e Slam dos Andradas | espaço vozes e cores

16h30 – Serginho Zimbaue e Banda | palco queijo

17h – Sessão ‘Medida Provisória’ | Miss

18h – Lelo e Banda Garotto | palco queijo

19h – Palestra Walter Firmo | Teatro Rosinha Mastrângelo

20h30 – BNegão canta Dorival Caymmi | Teatro Municipal Braz Cubas

 

Até o dia 25/11

Exposição do fotógrafo Walter Firmo | galeria de arte

Exposições ‘Zulu’, ‘Som das Ruas’ e ‘Africanitude 013’ | Miss

 

Fotos: Raimundo Rosa e Marcelo Martins.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de