Santista de Longboard faz a festa de gerações do pranchão no Quebra-Mar

A 2ª etapa do Campeonato Santista de Longboard 2023 repetiu o sucesso da primeira e reuniu cerca de 100 surfistas de diversas idades no Quebra-Mar, na Praia do José Menino, neste domingo (15), em Santos.
Ao longo de dois dias foram 39 baterias que contemplaram atletas de várias idades, das categorias Sub 18 a 60+. Os surfistas mostraram técnica e habilidade no pranchão dando um show de manobras tradicionais e clássicas do longboard.

Neste domingo, atletas e espectadores que acompanhavam as manobras da arquibancada finalmente puderam conhecer os campeões da segunda etapa do Campeonato Santista .

Para Analyce Murara, 22 anos, campeã da categoria Iniciante Feminina, o longboard é uma paixão de infância. “Surfo desde os 3 anos e só tentei surfar na pranchinha uma vez. Desde criança, a minha paixão é o longboard, eu acho mais elegante, é gostoso de praticar e bonito de se ver. Estou muito feliz com essa vitória, foi um torneio maravilhoso, com um pessoal muito receptivo e uma vibe incrível”, disse.

O campeão da categoria 50+, Daniks Fischer, falou sobre a alegria de voltar ao Quebra-Mar para disputar uma competição. “É sempre um prazer competir aqui. Quando a gente fala em campeonato no Quebra-Mar a expectativa já é boa por natureza. As ondas não estavam tão grandes, mas me classifiquei e deu para ir passando, garantir a vitória e consolidar mais uma vez a primeira posição”, conta.

O diretor técnico da Associação Santista de Longboarders (ASL) e vice-campeão da categoria 60+, Sérgio Eduardo Ujvari, o Alemão Sunless, ressaltou que o nível técnico da competição superou a primeira edição realizada no primeiro semestre. “Além de novos atletas de qualidade participando, as condições do mar estavam mais favoráveis o que permitiu que os surfistas explorassem melhor as ondas e surpreendessem nas suas performances”, comentou.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), com o apoio técnico da Associação Santista de Longboarder (ASL), o campeonato tem como objetivo fomentar a modalidade entre os santistas de todas as idades.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Longboarders (ASL), Carlos Roberto de Alencastro Guimarães, o Lobinho, eventos como esse são fundamentais para que a modalidade continue cada vez mais viva. “A competição reúne as antigas gerações e dá oportunidade para esse pessoal cair no mar e competir novamente, além de atrair novos atletas para o longboard. É um circuito inédito e Santos foi mais uma vez pioneira, realizando essa competição e incentivando a prática da modalidade que é o começo de tudo”, observou.

De acordo com o secretário de Esportes Gelasio Ayres Fernandes Júnior, o objetivo do evento é fomentar cada vez mais a modalidade entre os santistas. “A Associação Santista de Longboard tem sido uma grande parceira da Semes, nos auxiliando nessa missão de disseminar a modalidade cada vez mais”, disse o titular da Semes, ressaltando o papel da Administração Municipal “por acreditar no esporte e na importância do surfe para a nossa Cidade”.

CONFIRA O PÓDIO POR CATEGORIA

Open Masculino
1) Alexandre Wolthers
2) Marcos Silva
3) André Martins
4) Rafael Bastos

Open Feminino
1) Monique Pontes
2) Kaylane de Souza
3) Analyce Murara
4) Thaís Castro

30+ Masculino
1) Alison César
2) Marcos Silva
3) Lucas Franco
4) Alexandre Balio

40+ Masculino
1) Marcos Silvia
2) Beto Garcia
3) Lucas Franco
4) Rafael Teixeira

40+ Feminino  
1) Paula Hanssen
2) Márcia Portes
3) Mércia Cristina
4) Fátima Gonçalves

50+ Masculino  
1) Daniks Fischer
2) Anderson Rezende
3) Carlos Henrique
4) Roberto Bispo

60+ Masculino  
1) Marco Horta
2) Alemão Sunless
3) Everaldo Bro
4) Douglas Vaz

Iniciante Feminino
1) Analyce Murara
2) Izabela Viola
3) Júlia Dias
4) Amandinha

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de