Revitalização de importante escadaria em morro de Santos entra na etapa final

A revitalização da Escadaria Joana D´Arc (entre as ruas Santa Cecília e Getúlio Vargas), que dá acesso ao Museu de Arte Sacra (antigo Mosteiro São Bento) e ao Morro São Bento, em Santos, atinge a etapa final com a concretagem da escadaria hidráulica, dispositivo de drenagem. A estimativa é de que a obra seja entregue na segunda quinzena de outubro.

O trabalho foi executado na manhã desta terça-feira (26/9), com o auxílio de um caminhão betoneira e uma bomba que lançou o concreto na parte inferior da escadaria. Trata-se dos últimos serviços de drenagem e concretagem.

A revitalização da escadaria Joana D’Arc está pronta, faltando a instalação de equipamentos e os arremates. A obra foi dividida em três etapas – trecho superior, intermediário e inferior, onde tem a parte histórica -, minimizando assim os transtornos para a população.

“Com a escada hidráulica toda concretada, começa a instalação dos corrimãos e depois a colocação do ladrilho podotátil, itens de acessibilidade”, informa o engenheiro Danilo Uvara, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, pasta que gerencia a obra.

MELHORIAS DE DRENAGEM

A intervenção na escadaria compreende a implantação de 115 m de tubulação em concreto armado (com ferro) e 353m² de piso em concreto sobre os calçamentos em paralelepípedo, itens já executados; e instalação de 70 metros de corrimão duplo e de 528 peças em ladrilho hidráulico podotátil, o que dará autonomia às pessoas com deficiência visual.

O projeto inclui ainda a construção de uma escada hidráulica concretada nesta terça-feira (26/9), com 64 metros para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais, ao longo da Escadaria Joana D’Arc. Escada hidráulica é um mecanismo para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.

Obra beneficia 8 mil moradores e valoriza a história de Santos

Iniciada em novembro do ano passado com a demolição da estrutura e melhorias de drenagem, a obra beneficia os mais de 8 mil moradores do Morro São Bento, e turistas, devido à facilidade de acesso ao Museu de Arte Sacra e ao Centro Cultural e Esportivo do Morro São Bento. A obra também valoriza e destaca a importância histórica desta escadaria, que conta um pouco a formação da cidade de Santos.

O investimento no local é de R$ 1,7 milhão, recursos que são parte do Estado, por meio de convênio com o Dadetur (R$ 1,3 milhão), e o restante contrapartida do Município. A obra, a cargo da Siedi, é executada pela Engeterpa, empresa vencedora da licitação.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de