Projetos de Santos para longevidade são apresentados em seminário em Portugal

Santos é conhecida como uma Cidade que, devido à qualidade de vida oferecida, é escolhida por muitas pessoas como opção para aproveitar a aposentadoria. O resultado disso é que quase 25% da população é formada por pessoas idosas. Pensando neste público, a Prefeitura de Santos vem fortalecendo políticas voltadas para quem tem mais de 60 anos. Foi justamente essa iniciativa que despertou o interesse da comunidade de especialistas para convidar a Prefeitura para apresentar os projetos desenvolvidos no Município em um seminário internacional em Portugal, ocorrido no início de junho.

Representando Santos, assessora especial de Longevidade da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Bianca Ciarlini, levou ao público do II Seminário Luso-Brasileiro de Inovação e Envelhecimento Humano – Saúde Conectada e o Futuro da Longevidade o painel ‘Experiências Exitosas em Longevidade – o Caso da Cidade de Santos (SP)’. O evento foi realizado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Em sua fala para especialistas da área, ela destacou os projetos Santos Viva + Saúde e Rede Educativa para a Longevidade, com o objetivo de expandir conceitos de envelhecimento ativo e proteção ao público idoso, que têm transformado, positivamente, a vida de suas pessoas idosas, com ações como o programa Cérebro Ativo e a Escola de Surfe. Esta última fez com que Santos ganhasse, no ano passado, também em Portugal, um prêmio de mais inclusiva entre os municípios que participam do World Surf Cities Network, a Rede Mundial de Cidades do Surfe. O reconhecimento é fruto das experiências de sucesso obtidas pela Escola de Surfe Adaptado (que funciona no Posto 3, no Gonzaga) e pelas turmas do público 50+ da Escola Radical de Surfe (Posto 2, Pompeia).

“Inspirar doutores do envelhecimento de Brasília, Portugal, Espanha e Itália superaram as expectativas que tínhamos. Mas, o que trazemos de melhor deste evento são as parcerias que virão e beneficiarão as políticas públicas para a longevidade trazendo melhorias para os nossos idosos santistas”, afirma a assessora especial de Longevidade.

Ana Biança (à esq.) representou o Município

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de