Prédio da Prefeitura de Santos recebe nebulização contra o mosquito da dengue

Sede da Prefeitura de Santos, o Palácio José Bonifácio (Praça Mauá s/nº, Centro Histórico) recebeu na manhã desta quinta-feira (28) a nebulização costal – técnica de aplicação de inseticida em imóveis para o combate à dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. A ação, por meio de nebulizadores motorizados portáteis, busca eliminar o Aedes aegypti em sua fase adulta.

Chefe técnica do Setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Santos, Ana Paula Favoreto afirma que esta foi a terceira nebulização costal realizada este ano em Santos. “Esta ação tem como objetivo o bloqueio de transmissão viral, e não deve ser usada de forma indiscriminada, pois pode causar resistência do uso de inseticida ao mosquito. O inseticida só é eficaz contra o mosquito na fase adulta”.

Ainda segundo Ana Paula Favoreto, este tipo de estratégia também é usada no controle de mosquitos na fase adulta nos chamados pontos estratégicos (onde há mais risco de criadouros) em estabelecimentos como borracharias, cemitérios, ferros velhos e nos imóveis especiais (com grande circulação de pessoas) como hospitais, escolas e shoppings. “A prevenção é a melhor estratégia no combate ao Aedes aegypti. A luta para combater criadouros tem de ser constante. Cada munícipe tem que cuidar da sua casa, fazendo a limpeza toda semana, evitando recipientes com água acumulada, que é o principal fator para a proliferação do mosquito”, completa a chefe técnica do setor.

CASOS CONFIRMADOS

Neste ano, Santos conta com 886 casos confirmados de dengue e outros 28 de chikungunya. De janeiro a março de 2023, foram registrados 68 casos de dengue e 32 de chikungunya.

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: Raimundo Rosa

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de