Monumento aos Andradas ganha nova iluminação na Praça Independência em Santos

O Monumento aos Andradas ganhou ainda mais destaque na Praça Independência, no Gonzaga. A arte escultural inaugurada em 7 de setembro de 1922 está com nova iluminação, após trabalho realizado neste final de semana pela Secretaria de Serviços Públicos de Santos (Seserp).

As antigas caixas no piso, que protegiam as lâmpadas e sofreram danos com atos de vandalismo, foram substituídas por peças novas. A  estátua agora tem um foco de luz, com 200 watts de potência.

Já a iluminação de piso é composta por quatro caixas retangulares grandes dotadas de dois projetores com lâmpada de vapor metálico de 400 watts cada. Há, ainda, 16 caixas menores, em formato quadrado, cada uma com um projetor equipado com lâmpada de vapor metálico de 150 watts, que garante iluminação branca.

Todas as caixas receberam grades de proteção reforçadas, a fim de coibir o vandalismo. A iluminação é condizente com a altura do monumento e as características do local onde se encontra instalado, de acordo com Carlos Henrique Ferreira Neves, chefe do Deserp (Departamento de Serviços Públicos), setor responsável pela instalação das peças.

ETAPA FINAL

A iluminação especial foi a última etapa dos serviços realizados pela Seserp e pela Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária no local, que envolveu capinação e raspação do mato entre os mosaicos; restauração dessas peças nos 200m² da área tombada, a cargo de empresa especializada, e lavagem mediante hidrojateamento e sabão líquido apropriado para áreas externas.

A Regional também providenciou a construção das 20 caixas de concreto para receber os refletores e as lâmpadas, o restauro de 19 grades de proteção para essas peças e a confecção de uma, de acordo com o prefeito da Zona da Orla/Intermediária Luiz Bezzi Pasquarelli.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de