Modernização da iluminação pública beneficia ruas da Areia Branca, em Santos

Encontra-se na etapa final a modernização da iluminação das ruas Jornalista Paulo Matos e César Augusto de Castro Rios, no bairro Areia Branca, Zona Noroeste de Santos. Até o final deste mês, as vias ganharão luminárias com tecnologia LED, em substituição às atuais lâmpadas de vapor de sódio. A melhoria atende a pedido da comunidade para a Prefeitura.

De acordo com o engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela supervisão e coordenação dos trabalhos, a troca se justifica tendo em vista a depreciação das luminárias, isto é, a perda luminosa no fim de sua vida útil, em comparação com o fluxo luminoso inicial.

“No total, serão trocadas 30 luminárias de vapor de sódio de 250 e 400 watts para unidades de 150 watts de LED, o que garantirá mais segurança, melhor visualização e definição de cores”, afirmou. A modernização também facilita a supervisão por parte das câmeras de monitoramento do espaço público.

A substituição gerará uma economia de 63% no consumo de energia e melhoria de 42% do fluxo luminoso na Rua Jornalista Paulo Matos. Já na Castro Rios, a economia é estimada em 40% e a melhora do fluxo luminoso, em 42%, segundo avaliação de técnicos do Deserp.

Cerca de 68% dos serviços já foram executados na primeira via e 91% na segunda, de acordo com cálculos do engenheiro eletricista, lembrando que as luminárias de LED são sustentáveis, precisam de menos manutenção, possuem vida útil de até 100 mil horas e contam com distribuição luminotécnica (da luz) de maior qualidade, o que beneficia o campo de visão.

MODERNIZAÇÃO

A Prefeitura vem promovendo a modernização da iluminação pública em diversas localidades. Em agosto, os 133 pontos da Avenida Bandeirantes, na Alemoa, ganharam iluminação com lâmpadas de LED, de 150 watts, em substituição às de vapor de sódio de 250 watts.

A melhoria se estendeu, no mês passado, ao bairro Piratininga, onde foram substituídas 110 lâmpadas de 150 watts de vapor de sódio por unidades de 80 watts de LED, e outras 15 de 400 watts de vapor metálico por peças de 150 watts de LED.

Ainda em setembro, foram beneficiadas oito vias do José Menino: Praça Washington, Avenida Barão de Penedo e as ruas Santa Catarina, Tupis, Décio Stuart, Rio Grande do Sul, Alfredo Ximenes e Guilherme Álvaro.

No início deste mês, foram concluídos os serviços na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, a praça do Sesc, no bairro Aparecida, que ganhou 74 luminárias de LED de 80 watts e outras 73 de 50 watts, além de novos postes de fibra de vidro. Esse material é de alta durabilidade e resistência, isento de problemas ligados à corrosão e com elevada rigidez dielétrica, o que evita possíveis acidentes ligados a descargas elétricas.

A modernização da iluminação na praça proporciona uma economia de energia da ordem de 57% e a melhoria do fluxo luminoso em 60%, de acordo com cálculos do engenheiro eletricista.

CONSÓRCIO

A melhoria da iluminação pública está a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF Luz), responsável pela manutenção da iluminação pública e expansão da rede desde 2015.

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de