Gonzaga completa 133 anos e se mantém como o queridinho dos santistas

Cartão postal e um dos endereços mais concorridos de Santos, o Gonzaga comemora 133 anos nesta terça-feira (21) sem perder o charme nem o glamour. Pelo contrário, se mantém como um dos metros quadrados mais valorizados da Cidade.

Uma das principais referências da Cidade, a Praça da Independência, cujo momumento, ao centro, completa 100 anos

O bairro se estende ao longo da orla, dos canais 2 (Avenida Bernardino de Campos) e 3 (Avenida Washington Luís), chegando à Avenida Francisco Glicério. É um dos pontos mais agitados e amados da Cidade. No coração do Gonzaga, a Praça da Independência inspira e respira história.

“O monumento foi construído para as comemorações do centenário da Independência do Brasil e por si só é histórico, transformando-se num  patrimônio da Cidade. E, com isso, lá se vão mais 100 anos, estamos agora nas celebrações do Bicentenário”, ressalta o historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), José Dionísio de Almeida.

Em todas as estações, bairro é um convite à contemplação, passeios e outras atividades

O bairro também é o preferido de quem quer morar com comodidade, diz a médica Gisele Moreira, 55 anos. Ela nasceu no Gonzaga e não tem planos de sair. “Não troco o Gonzaga por nada. É tudo perto. Você não precisa de carro e isso é um atrativo. Tem segurança também para poder andar a pé. Gosto de tudo aqui”.

Morada diz que tem tudo perto: “facilidade e comodidade e segurança”

Facilidade e comodidade são duas palavras que combinam bem com o local. Afinal, é ponto de lazer para os munícipes e referência para turistas, com hotéis, cinemas, clubes e uma infinidade de cafeterias, bares e restaurantes. Além de lojas, sim, muitas lojas espalhadas nos três shoppings, galerias e comércio de rua. São mais de 1,6 mil estabelecimentos instalados no bairro.

“É um bairro 24 horas, muito badalado, no qual as pessoas encontram de tudo. Tem comércio forte e diversificado; é onde muita gente sonha montar um estabelecimento”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Nicolau Obeidi.

Cinema, comércio, gastronomia: vida pulsa no bairro

O Lanches Independência faz parte deste cenário há 62 anos. Eudecilio Fernandes Queiroz trabalha há 22 anos no restaurante e tem muito orgulho de fazer parte dessa história. “O pessoal fala Santos, já pensa no Gonzaga e na Praça da Independência; daí, já para aqui. Viramos tradição”, afirma ele referindo-se ao estabelecimento.

Ele conta que o sistema de atendimento permanece o mesmo desde o início e é um dos motivos do sucesso junto com o carro-chefe da casa, o Filé Independência. “O original leva 400 gramas de filé mignon, queijo, batata frita e salada. Feito na média especial, claro. Serve duas pessoas tranquilamente”, recomenda Eudecilio.

RUA GASTRONÔMICA

A Rua Tolentino Filgueiras é outro destaque do bairro. A concentração de 18 estabelecimentos do setor de alimentação nos quase 400 metros entre as avenidas Washington Luís e Ana Costa rendeu ao trecho o status legal de Rua Gastronômica, em 2018.

Depois do título, a via recebeu decoração temática que vai dos postes às faixas de pedestres, reforço na iluminação, bancos pelas calçadas e um ar de centro da gastronomia.

Para Vivian Brum Cantarelli, que tem um restaurante no local desde 2010 e esteve, junto com outros empresários, à frente do projeto de revitalização, as mudanças foram fundamentais para ampliar a visibilidade e alavancar a via, que se tornou referência no quesito culinária não somente no Município.

Denominação de Rua Gastronômica atraiu turistas à Tolentino Filgueiras, afirma Vivian Brum Cantarelli

“Desde 2008 já vinha ganhando esses ares. Mas o Município ter abraçado a ideia e transformado a Tolentino em Rua Gastronômica foi muito bacana, porque conseguimos atrair a atenção de turistas. É uma realização para todos”.

GERAÇÕES E LIVROS

Fundada há 62 anos, a livraria Martins Fontes já passou por outros dois endereços, também no coração do Gonzaga, até se instalar definitivamente na Avenida Ana Costa. “Por aqui já passaram várias gerações. A Martins Fontes nasceu como livraria que vendia material escolar. Era um posto do MEC. Vendia material para escolas públicas e particulares. É uma honra, uma alegria e uma responsabilidade manter essa parte da Cidade sempre pulsante”, afirma a diretora do estabelecimento, Solange Lopes Martins Fontes. 

Solange fala em ‘responsabilidade” sobre manter negócio no bairro

A Realejo é outro estabelecimento que praticamente se transformou em point turístico e de eventos literários. “É um lazer ligado ao conhecimento em um bairro que é o termômetro da Cidade. O Gonzaga representa a história da Cidade de Santos”, conta o proprietário José Luiz Tahan.

Para José Luiz Tahan, proprietarário da Realejo, bairro é “termômetro” da Cidade

HISTÓRIA

A formação do bairro é de 1889, mas o 21 de junho ficou definido oficialmente na como data de aniversário apenas em 1967. O dia foi escolhido em alusão ao nascimento de Luís Antônio Gonzaga, dono do Bar do Gonzaga – famoso ponto de referência de circulação dos bondes no passado, próximo ao local no qual funcionava a Caixa Econômica Federal.

Imóvel onde se localizava o bar que deu nome ao bairro, oficialmente, em 1967

CURIOSIDADES

A Praça das Bandeiras, o bondinho e a Fonte 9 de julho formam um conjunto histórico e turístico bem em frente à praia. Servem de cenário para fotos, posts nas redes sociais e de muito conhecimento.

“A Fonte é histórica. Foi feita em 1936 para homenagear a Revolução Constitucionalista, que aconteceu na década de 1930. As bandeiras também são uma homenagem aos estados brasileiros e ao Distrito Federal”, explica Dionísio.

Aliás, a praia como ponto para aproveitar o mar e o sol, praticar esporte e curtir as horas de lazer também é um costume que foi se moldando ao longo do tempo. “Até 1930, os banhos de mar faziam parte somente de receituário médico”, complementa o historiador.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de