Festival de Cenas Teatrais inicia maratona cultural por vários palcos santistas

Em uma noite onde o amor à arte foi o protagonista, começou a programação da 28ª edição do Festival de Cenas Teatrais (Fescete), quinta-feira (13), no Teatro do Sesc. Com o tema ‘Risos… E risos, um ato de muitas faces’, o Festival teve em sua abertura uma homenagem ao ator, diretor, comediante e dublador Luís Miranda.

“A arte me salvou, a arte salvou a vida de muita gente. É muito importante que as pessoas saibam que a arte e a educação transformam vidas”, afirmou o ator, logo após receber a homenagem. Nascido em Santo Antônio de Jesus (BA), ele estava acompanhado da mãe, Luisa Miranda.

Ainda durante a abertura do evento, que reunirá programação gratuita até 28 de junho em diversos pontos da Cidade, a organizadora do Fescete, Karla Lacerda, destacou: “esse Festival é pioneiro no País, é o primeiro deste gênero, de cenas teatrais. Nossa gratidão aos técnicos, aos artistas e a todos que fizeram a realização de mais esta edição possível”.

Em 15 dias, o Fescete contará com intervenções artísticas, exposições e mostra de espetáculos de grupos convidados, como a mineira ‘Ovorini Carpintaria’, a carioca ‘Cia EnvieZada’, a pernambucana ‘Teatro de Retalhos’, e as paulistanas ‘Cia Mugunzá de Teatro’ e ‘Grupo TAPA’, entre outros.

Entre os destaques, a Mostra de Teatro Lambe-Lambe e a mostra ‘Em Cantar’, que leva contação de histórias e outras ações para a rede pública de Santos. Ainda, os teatros Braz Cubas, Guarany e do Sesi Santos receberão sessões das mostras competitivas nas categorias mirim, estudantil, monólogo e adulto, onde os artistas concorrem ao Troféu ‘Iracema Paula Ribeiro’. “É uma honra para Santos ter esse Festival, com uma grande diversidade artística e que está sempre pronto para abrir espaço para novos talentos”, comentou a secretária de Cultura, Conceição Calixto.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Outro destaque da programação são as campanhas do Fescete Solidário, em que a direção do evento pede doação de alimentos enlatados para as famílias atendidas pelo Gapa/BS – Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista e de novelos e lãs para mantas infantis para o projeto voluntário Quadradinhos de Amor. As entregas podem ser feitas durante o Festival nos teatros Braz Cubas, Guarany e Tescom.

O Fescete tem o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Realização: Tescom Promoções Artísticas e Culturais e Canal Cultural, em parceria com Associação Cultural Quiloa e Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura (Secult). Outras informações aqui.

 

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: Carlos Nogueira

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de