Aula gratuita traz dicas sobre cultivo e manejo de orquídeas em Santos

Conhecidas pela resistência ao clima tropical e seus diferentes formatos e cores, as orquídeas estão entre as plantas favoritas dos apaixonados por botânica. E o Orquidário de Santos promove, quinzenalmente, uma oficina gratuita sobre as técnicas corretas de manejo, além de esclarecer dúvidas sobre o cultivo, como ocorreu na tarde deste sábado (16).

Realizada no auditório do parque zoobotânico, a aula é ministrada pelo orquidófilo Paulo Cunha. Durante a oficina são ensinadas práticas de cultivo, replantio, adubação e troca de substrato das orquídeas. A oportunidade deste conhecimento é uma parceria entre o especialista e a Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam). A aula é gratuita e não é necessário fazer inscrição, sendo cobrada apenas a entrada do local.

“Neste curso destaco dicas e esclareço as mais variadas dúvidas. São cerca de duas horas onde os participantes recebem uma aula completa sobre as orquídeas. Uma curiosidade, por exemplo, é que poucas pessoas sabem que a mistura de alho com água auxilia na recuperação plena de uma orquídea doente”, explicou Paulo, também conhecido como Dr. Orquídea.

Dentre as participantes da aula deste sábado estava Mary Carmen, moradora da Ponta da Praia. Ela, que levou uma planta adoecida para avaliação do Dr. Orquídea, frequenta as oficinas há cerca de um ano. “O conhecimento do Paulo é vasto. Ele já recuperou outras plantas minhas e é impressionante como ele sempre tem novas dicas”, ressaltou Mary, que teve a opinião corroborada por Andréa Souto, outra inscrita no curso.

“Adoro plantas, mas sempre encontrei dificuldade ao plantar orquídeas. Nenhuma durava muito tempo. Hoje é um dia de conhecimento e vou levar informações preciosas para casa”, salientou a moradora da Ponta da Praia.

Além do curso, o público poderá conhecer outras espécies de plantas e animais que existem no local. O Orquidário funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa R$10,00, em dinheiro ou cartão de débito. Menores de sete anos e maiores de 65 têm entrada gratuita. Crianças entre oito e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada com apresentação de documento. A bilheteria fecha às 17h.

 

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens dos ODS.

Fotos: Francisco Arrais

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de