Curso de padaria artesanal em Santos encerra ciclo de atividades em clima natalino

Em clima natalino, encerrou-se o ciclo de cursos de padaria artesanal do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS) nesta segunda-feira (6). A última aula do ano foi ministrada pela confeiteira Priscilla Freitas, que ensinou a produzir bolos e doces utilizando o Natal como temática.

As nove participantes aprenderam desde a produção até o momento de finalizar as receitas. A técnica ensinada pela professora foi a de confeitar bolos com o rosto do Papai Noel utilizando chantilly e corante, além de enfeitar doces tradicionais como brigadeiro e beijinho com pasta americana, adaptando os quitutes já conhecidos à época.

“É muito importante abrir esse tipo de oportunidade para a população de Santos, porque hoje a maioria dos cursos é paga e elas querem aprender justamente para ter uma renda extra ou tornar isso a fonte de renda principal. Eu sou voluntária aqui e vivo de confeitaria, então eu passo para elas que é, sim, possível viver disso”, disse a professora.

Os cursos de padaria artesanal do FSS, paralisados em razão da pandemia do coronavírus, retornaram no fim de novembro último, com sete cursos de um dia, encerrados nesta segunda. As próximas turmas, que terão as inscrições abertas em fevereiro, ensinarão a produzir pães, tortas, bolos, entre outras receitas. As capacitações têm foco na qualificação profissional e geração de renda e os participantes recebem certificado de conclusão ao fim do curso.

“Nunca é tarde para aprender coisas novas”

Interessada pelo tema natalino, Rosangela Roberta Cardoso Ramos, 52 anos, que já tem conhecimento em confeitaria, resolveu participar do curso para adquirir uma nova habilidade. “Eu queria aprender a fazer esse bolo, mas estou aprendendo várias coisas que não sabia”. Ela, que é dona de casa, conta que já trabalha com doces de festa, mas que pretende focar ainda mais na carreira de confeiteira em 2022. “Quando passar essa pandemia, quero entrar nessa área. Vou procurar mais cursos aqui porque gostei bastante e nunca é tarde para aprender coisas novas”.

Já Lourdes Alves da Silva, 70, é aposentada e participante assídua dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Santos. Só no FSS foram 14, entre panificação, bordado, modelagem e muitos outros. “É interessante aprender essas coisas porque o tempo que a gente fica desocupada, acaba ficando fraca. Ter uma ocupação nos fortalece”. Ela conta que aplica os ensinamentos na vida, quando quer presentear alguma amiga ou produzir algo para si mesma. “Esses cursos são tudo para mim. Estava ansiosa para voltar, poder sair de casa, fazer amizades e aprender cada vez mais”, finalizou.

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de