Dia de Combate ao AVC: especialista em Santos dá dicas para identificar o derrame

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”, é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo acometer um a cada quatro adultos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta principalmente para a prevenção e tratamento da doença, cujo dia mundial de combate é nesta sexta-feira (29). 

Ainda de acordo com o órgão, a cada seis segundos alguém no mundo tem um AVC, o que representa cerca de 17 milhões de pessoas por ano, que podem ficar com diferentes sequelas ou até mesmo morrer. 

“O AVC pode afetar diferentes áreas do cérebro e levar à paralisação dos movimentos ou dificuldades para andar e falar, por exemplo. Além disso, pode impactar na compreensão e no reconhecimento, prejudicando inclusive a memória”, explica Gisele Abud Nicolau, médica e diretora técnica da UPA Zona Leste. 

A médica destaca que existem diferentes tipos de AVC e diversas possibilidades de tratamento. “A maioria dos casos são do AVC do tipo isquêmico, quando acontece a obstrução ou entupimento de uma ou mais veias no cérebro”, explica. A especialista alerta ainda que o tempo é essencial nos casos da doença. “É importante identificar o mais rápido possível os sintomas, pois, após a realização dos exames, o fluxo da área isquêmica pode ser restabelecido e as sequelas minimizadas”, diz. 

Entre as estratégias de prevenção, Gisele ressalta os cuidados com os fatores de risco como o sobrepeso, tabagismo, consumo de álcool, falta de exercícios físicos e má alimentação.  Além da prevenção, saber identificar os primeiros sinais de um AVC pode contribuir para evitar mortes e reduzir a possibilidade de sequelas. 

Para a profissional “é importante que todos possam reconhecer os principais sinais do AVC, o que pode ser feito com quatro medidas simples, que seguem a abreviação S.A.M.U. Esses passos podem salvar muitas vidas e evitar sequelas profundas”. 

Quais os sinais de um AVC com base no método S.A.M.U.?

  • Sorria: Peça para a pessoa dar um sorriso, caso um dos lados da face entorte ou paralise, é provável que seja um AVC 
  • Abrace: Veja se a pessoa consegue levantar os dois braços, se um deles cair, pode ser outro sintoma 
  • Música: Incentive a pessoa a repetir uma frase de uma música preferida, se ela não conseguir pronunciar corretamente, pode ser mais uma indicação da doença 
  • Urgente: Caso tenha identificado alguns dos sintomas, busque ajuda de um profissional médico imediatamente. Entre os serviços públicos de emergência está o telefone 192, para remoção de pacientes. 

Conheça as medidas de prevenção ao AVC

  • Atenção com o colesterol: é importante reduzir a quantidade de alimentos ricos em LDL (conhecido como colesterol ruim, e que se deposita nos vasos sanguíneos)
  • Controle do diabetes: controle do peso corporal – mantenha o peso saudável para a sua idade e altura, evite o excesso de gordura no corpo. Consulte um médico para saber qual é o seu peso ideal
  • Evite fumar e cuidado com as drogas: estudos mostram que o tabaco favorece consideravelmente as chances de um AVC. As drogas ilícitas como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, podendo provocar a doença
  • Mantenha uma alimentação equilibrada: reduza o consumo de açúcar, gorduras, sal e bebidas alcoólicas. Modere o consumo de sódio (para pressão alta)
  • Pratique exercícios: O exercício contribui para o controle da pressão arterial, melhora as taxas de colesterol e glicose, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. A prática regular de exercícios aeróbicos, está diretamente ligada à redução do risco de ter 

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de