Sesap faz ação de prevenção em saúde bucal nas escolas municipais

Colaboração Rodrigo Herrero e Amanda Cunha

“Tem que escovar os dentes do jeitinho que a tia ensinou. Senão fica com cárie. E não pode ser com força, senão dói o dentinho”. Nas palavras singelas de Rayane Oliveira, 6 anos, toda a importância de cuidar da saúde bucal. É fruto do trabalho da equipe de Prevenção da Divisão de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que está visitando diversas escolas municipais durante o mês de junho para conscientizar sobre o tema.

Uma palestra educativa feita de forma lúdica introduz o assunto e orienta as crianças sobre como e quando escovar. Também é entregue uma escova de dentes nova para cada aluno, após avaliação bucal realizada por um dentista residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. A ação foi feita levando em conta os protocolos sanitários vigentes de combate à covid-19.

“Essa avaliação visa saber como está a boca de cada criança, se tem cárie nos dentes. E aquelas que verificarmos que precisam de um tratamento serão encaminhadas para as Usafas”, explica a cirurgiã-dentista Leila Kayoko Seki Yonamine, que faz a palestra e acompanha a ação com o residente.

Trata-se de uma experiência incrível, não apenas para as crianças, mas também para os residentes, que têm a oportunidade de ter um maior contato com a comunidade. “Para mim é uma experiência única e muito importante, até porque a gente faz um curso de especialização de estratégia em saúde da família e a educação bucal começa pelas crianças, na escola. E também é bom porque já vou vendo na prática, levando esse aprendizado para além da residência”, conta o dentista residente Weslley Pereira.

A ação também é bem vista pela comunidade escolar, que observa a relevância de abordar esse assunto. “É muito importante estar sempre reforçando os cuidados com os dentes, pois são crianças pequenas, que necessitam dessa atenção, para evitar cáries no futuro. Cuidar da higiene bucal é fundamental”, afirma a professora do primeiro ano Ângela Aparecida da Silva, da escola municipal Ophelia Caccetari dos Reis, no Bairro Anhanguera.

Programa de Residência – Um dos grandes diferenciais que colocam Praia Grande como referência na área da Saúde são os seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Medicina da Família e Comunidade de Praia Grande. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos, que contam com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia e psicologia).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de