Seplan apresenta serviços e processos digitais para equipes da Seduc e Seel

A Secretaria de Planejamento (Seplan) demonstrou para servidores da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) na tarde desta quinta-feira (28), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, as funcionalidades dos serviços digitais e dos processos digitais, medidas que fazem parte do ePG e buscam desburocratizar e melhorar serviços tanto para os munícipes quanto para os servidores.

A diretora do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Mecanismos de Desenvolvimento Gislaine Silva Rodrigues Amancio explicou que as medidas estão de acordo com a lei do Governo Digital, que trouxe uma realidade já implementada pelo governo federal também ao âmbito municipal no sentido de desburocratizar, aprimorar e ampliar o uso de serviços digitais.

Um deles é o login único, que foi desenvolvido por técnicos da SEPLAN e está integrado ao Gov.br. Na Área do Servidor o funcionário poderá atualizar todos os seus dados, que serão interligados aos demais sistemas, como por exemplo Holerite, Ponto Eletrônico e FPGPrev.

Questões relacionadas ao sistema de diário on-line dos professores, utilizado nas salas de aula da rede municipal, também foram discutidas, uma vez que o objetivo é que o diário de classe físico seja totalmente eliminado em 2024.

Informações sobre os processos digitais, que já são uma realidade na Prefeitura de Praia Grande, também foram apresentadas. Até o momento, mais de 36 mil processos digitais foram criados, o que equivale a 1.154.438 páginas que não precisaram ser impressas, mais de 110 árvores preservadas e mais de 11 milhões de litros de água poupados na fabricação do papel. Além de economia aos cofres públicos, a medida garante mais segurança e menor impacto ao Meio Ambiente.

ePG – Tanto os Serviços Digitais quanto os processos digitais compõem o ePG, que se trata de um conjunto de ações necessárias à construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública. O ePG é desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.

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Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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