Guarda Ambiental de PG firma parceria com Programa Brasil Mais, da Polícia Federal

A Guarda Ambiental, que integra o Setor de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, firmou uma parceria inédita na região: o Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), compartilhado com a Polícia Federal e criado para auxiliar os estados e municípios no monitoramento de crimes ambientais. Desde maio, o Município já estava integrando o sistema de forma provisória e na última semana a parceria foi firmada oficialmente.

Com satélites de resolução sete vezes melhor que as tecnologias atuais, o Brasil M.A.I.S. é um importante aliado dos órgãos que atuam na proteção do Meio Ambiente.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Rogério Marques, após passar por um período de acesso provisório, com a assinatura do termo, além de visualizar as imagens diariamente, agora será possível fazer downloads e receber alertas automatizados que vão auxiliar a Guarda Ambiental no controle de desmatamentos, queimadas e outros delitos. “A adesão ainda irá beneficiar as Secretarias de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente com a oferta de dados e imagens importantes para o planejamento das ações de contenção de invasão e ordenamento territorial”, explica.

Para o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, o uso das imagens de satélite é muito importante para realizar o congelamento das áreas invadidas no Município. “Além dos cinco drones que temos, teremos ainda mais esta ferramenta para utilizar neste trabalho. Este acesso só vai nos ajudar na preservação das áreas e garantir uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade praia-grandense”.

Este mesmo sistema foi utilizado em grandes operações como a “Arquimedes”, no Amazonas, que resultou no bloqueio de milhões de reais de grupos criminosos.

Atuação – A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (Sepam), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O Sepam atua há 12 anos na Cidade, desenvolvendo importante trabalho. Além do material humano altamente capacitado para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor, inclusive com a utilização de drones.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de