Curso de ambulantes destaca organização e regularidade da atividade

A primeira semana do curso de capacitação de ambulantes de Praia Grande foi um sucesso. O evento, que teve início dia 1º e segue até o dia 30, é realizado pela Prefeitura com o objetivo de valorizar e certificar o trabalho dos ambulantes com licenças definitivas da Cidade e organizar a exploração turística.

Na primeira etapa de evento, os ambulantes receberam instruções sobre empreendedorismo e formalização do trabalho, regras de padronização para garantir organização dos espaços públicos e legislações municipais. As palestras da primeira etapa da capacitação foram ministradas por técnicos das secretarias de Finanças, Cristiano Mola, José Augusto Lopes e Rubens de Frais Poverezan; de Assuntos Institucionais, Armando Di André Comitre Rigo; e de Urbanismo, Fabiano Camargo Sandoval.

O ambulante de Praia Grande, Marcos Santos Santana, estava atento às dicas dos palestrantes e elogiou a inciativa da Prefeitura. “O curso é essencial para a aprendizagem, é sempre bom obter conhecimento. Depois pretendo repassar todas as orientações para a equipe de trabalho, assim vamos melhorando o atendimento aos turistas e valorizando nosso ponto de trabalho. Praia Grande é acolhedora, não troco por nada e para nós ambulantes é gratificante receber essas orientações e dicas, o turismo é positivo aqui, temos que aproveitar essas oportunidades”.

O curso de capacitação de ambulantes cumpre a Lei Complementar Municipal 779 de 2018 e tem duração de 4 semanas, sendo um dia por semana para cada grupo de ambulantes. Precisam assistir às palestras todos os ambulantes definitivos e o certificado de conclusão está entre os requisitos para a renovação da licença. Os profissionais devem ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas.

A Prefeita Raquel Chini destacou que a Prefeitura sempre valorizou o trabalho dos ambulantes e investiu em capacitação para esse público, mas devido a pandemia, nos últimos dois anos, não foi possível realizar o curso. “Ambulantes são fundamentais para o desenvolvimento econômico da nossa Cidade, por isso a preocupação da Prefeitura de capacitá-los, para que recebam bem o turista e tornem seu comércio atrativo. A praia e as feiras de artesanato são nossos cartões de visita e são esses profissionais que dão atendimento aos moradores e turistas”.

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a principal meta é capacitar os permissionários para garantir a valorização da atividade ambulante e a excelência do atendimento à população e aos turistas. “Ambulantes da Cidade e da orla da praia estão recebendo instruções sobre prazos e renovações de licenças, além de muito conhecimento sobre turismo receptivo, organização e limpeza dos espaços em ambientes públicos. É importante destacar que durante o curso, eles podem colaborar com ideias e sugestões para melhorar a atividade ambulante no Município”.

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Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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