Prefeitura de Guarujá intensifica atendimentos para casos de sintomas gripais

A rede municipal possui cinco unidades de urgência e emergência e todas estão estruturadas para atendimentos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que hoje sobrecarregam até mesmo a rede privada da maioria das cidades paulistas

A Prefeitura de Guarujá intensificou atendimentos para casos de sintomas gripais em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal, que registraram um aumento superior a 300%. A ampliação de médicos e demais profissionais de Saúde nas equipes de urgência e emergência integra a estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para reforçar a assistência médica durante a temporada de verão.

O Governo Municipal ampliou o efetivo das equipes médicas em 50%, em razão do início da temporada de verão. O reforço assegurou o controle no atendimento para casos sintomas gripais. Na UPA Rodoviária, a principal da Cidade, por exemplo, o número de casos com sintomas gripais saltou de 150 para mais de 600 atendimentos diários. A Secretaria segregou a triagem para dar mais fluidez ao atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o monitoramento dos casos para apurar o correto diagnóstico. Ainda não houve casos confirmados de internações por Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde realiza coleta de exame para suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave nos pacientes internados. Os exames são encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, do Governo Estadual. O órgão faz as análises para diagnosticar casos de covid e influenza. O Município ainda não recebeu os resultados.

A Secretaria de Saúde ressalta que não há registro de óbitos e as taxas de internação hospitalar permanecem estáveis.

A situação em Guarujá não difere da observada nas redes pública e privada da maioria das cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital paulista, que vive um aumento substancial no número de pacientes com sintomas gripais. Por esse motivo, a Prefeitura de Guarujá pede a compreensão dos usuários da rede municipal para eventuais atrasos no atendimento prestado pelo sistema público de saúde.

Estrutura
A rede municipal possui cinco unidades para atendimento de urgência e emergência: Pronto Socorro do Perequê, UPA Paulo Piasenti (Enseada), UPA Dr. Matheus Santamaria – UPA Rodoviária, Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e Pronto Socorro de Santa Cruz dos Navegantes.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de