Guarujá representa Brasil em conferência sobre cuidados na primeira infância nos EUA

Trabalhos realizados em Guarujá são pioneiros no Brasil e já beneficiaram quase 8 mil crianças

Uma comitiva da Prefeitura de Guarujá representou o Brasil na Conferência Anual do The Basics Learning Network, nos Estados Unidos. O evento reuniu estudiosos da primeira infância e aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro.  O objetivo foi aprofundar os trabalhos científicos em torno dos princípios básicos do desenvolvimento infantil. Dentre as novidades a serem implantadas na Cidade, estão o acompanhamento semanal das famílias participantes do programa, por meio de aplicativo de mensagem; além de implantação de praças e museu voltados ao desenvolvimento na primeira infância.

Representaram a Cidade, o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas); a assistente social e a psicóloga, responsáveis pela implantação do Programa Cinco Básicos em Guarujá.

“Durante a conferência, tivemos a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados em Guarujá, que são pioneiros no Brasil, e já beneficiaram quase 8 mil crianças. Além de conhecer as inovações e trocar experiências com diversos profissionais”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

O secretário destacou ainda algumas novidades que serão implantadas na Cidade, como o acompanhamento semanal das famílias participantes do programa, por meio de aplicativo de mensagem; implantação de praças com equipamentos e brinquedos voltados ao desenvolvimento na primeira infância; além da busca por recursos para uma criação de um museu da criança.

Para aqueles que desejam conhecer onde o programa é aplicado, basta acessar o mapa interativo que mostra um panorama da ação https://monitoramento2023.netlify.app/mapa

Cinco Básicos

O Programa Cinco Básicos Guarujá foi viabilizado a partir de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil. A iniciativa já acontece há dois anos na Cidade e conta com um trabalho em rede que envolve as secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social(Sedeas), Educação (Seduc) e Saúde (Sesau).

A parceria, inédita no País, visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas que apóiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Mais de 300 profissionais já foram capacitados e cerca de 8 mil crianças (0 a 6 anos) e suas famílias foram beneficiadas.

O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais das evidências científicas sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar;  3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de