Guarujá reforça importância da avaliação escolar junto a mais de 1,5 mil professores

Prefeitura realizou um dia inteiro de reflexões com educadores de diversos níveis da rede municipal de ensino

Com foco na importância da avaliação escolar, que reflete significativamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Guarujá promoveu um dia de reflexões junto a 1.530 professores da Educação Básica (PEBs I e III), além de cursos profissionalizantes. Ao todo, três encontros no decorrer da última sexta-feira (16), reuniram os colaboradores da rede municipal de ensino. Eles foram conduzidos por especialistas que se voluntariaram para fortalecer a iniciativa.

A Secretaria de Educação (Seduc), responsável pela formação, contou com a parceria de quatro palestrantes. Entre eles, Mariangela Camba, Elisabeth Tavares, Maria Thereza e o Projeto ‘Cultural Contar, Brincar e Encantar’, composto pelos contadores de histórias Cláudio Fernandes, Maria da Glória Tinoco, Sônia Regina Ferreira e Neli Rosa.

O principal eixo abordado foram os métodos utilizados, em classe, para medir o nível de aprendizagem dos alunos. Isso porque as provas, tradicionais exames com questões dissertativas e de múltipla escolha, devem ser apenas um dos instrumentos de avaliação, uma vez que não são as únicas ferramentas para identificar os resultados do que de fato os estudantes absorveram.

Para ampliar as possibilidades de estratégias, os conceitos de Educação e Ensino também foram discutidos. Um exemplo simples sobre a forma como os alunos são acompanhados nos níveis Infantil, Fundamental e Médio demonstrou como o olhar sensível dos professores pode impactar positivamente no desenvolvimento de todos, visto que ensinar trata-se de um trabalho continuo.

Nesse contexto, uma citação do teólogo Cipriano Carlos Luckesi ponderou a reflexão. “Para que se utilize corretamente a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, no contexto escolar, importa estabelecer um padrão mínimo de conhecimentos, habilidades e hábitos que o educando deverá adquirir, não uma média de notas, como ocorre hoje na prática escolar.”

Além disso, alguns vídeos também demonstraram modelos de ensino antigos e atuais. Nas situações problema, as histórias se passam durante aulas de Matemática e Português, onde os alunos precisam lidar com formas de punições físicas e veladas.

De acordo com a doutora em Educação, Mariangela Camba, as estratégias adotadas pelos professores ao detectarem as necessidades individuais dos alunos são determinantes. ”Já fui diretora em uma escola de comunidade por 10 anos e, com o engajamento dos colaboradores, estudantes e seus familiares, conseguimos desenvolver dezenas de projetos. Independente de onde estamos, sempre há desafios, mas dá para fazer a diferença. Só precisamos saber como e priorizar a avaliação acolhedora”, destacou.

Garantir que todos aprendam

O secretário de Educação de Guarujá, que também é professor, reconheceu os esforços dos colaboradores e agradeceu pela parceria. “Enquanto escola temos a função social de garantir que todos os nossos alunos aprendam. Mas não dá para cumprir essa missão sozinhos. Por isso, vamos seguir somando forças para formar cada vez mais cidadãos e profissionais qualificados”, finalizou.

Para o PEB I, Hodney Moura, que trabalha na Educação Infantil da Escola Adelaide Fernandes (Jardim Mar e Céu), a capacitação é muito bem-vinda. “O tema que discutimos aqui sem dúvidas é um dos mais complexos, porque a avaliação errada pode refletir até o fim da trajetória escolar das crianças. O ideal é acompanhar caso a caso com cuidado e refazer o planejamento de ensino quantas vezes forem necessárias”, reforçou.

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Fonte: Prefeitura de Bertioga


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