Guarujá promove Dia V com Circo Stankowich

O evento acontece no próximo sábado (12), no Ginásio Guaibê

Malabares, equilibristas e palhaços serão atrações no Dia V de Vacinação Infantil, neste sábado (12), das 9 às 15 horas. Guarujá aposta na magia do circo para atrair crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram vacinadas contra a covid-19 ou vão receber a segunda dose. O evento será promovido pela Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Circo Stankowich, nas dependências do Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio).

Atualmente, 56% das crianças de 5 a 11 anos, cerca de 18 mil indivíduos, receberam a primeira dose. Já a segunda dose infantil começou a ser aplicada em menores de 6 a 11 anos, sem comorbidade, naqueles vacinados com o imunizante Coronavac. Até o momento receberam a segunda aplicação aproximadamente 1.400 crianças. Já aquelas imunizadas com a primeira dose da vacina Pfizer infantil devem aguardar 56 dias para dar sequência ao esquema vacinal.

Para identificar o motivo de muitos pais ainda não levarem seus filhos para receberem a imunização, a Secretaria Municipal de Educação aplicou uma enquete sobre o tema. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a cobertura vacinal do público infantil.

Dos 17.770 questionários enviados aos pais e responsáveis entre 17 e 21 de fevereiro, 7.435 responderam. Deste total, 64% estão imunizados. Dos 36% não vacinados, que correspondem a mais de 2.600 alunos, 56% (pais de aproximadamente 1.400 crianças) alegam insegurança com as vacinas. Outros 12,4% (cerca de 900 indivíduos) responderam que não pretendem buscar imunização. Somados, os dois grupos representam mais de 2.300 crianças.

Preocupada com a situação, a Prefeitura definirá estratégias de mobilização e conscientização sobre o tema. O Dia V será a primeira ação. A iniciativa é aberta a todos, mas tem como foco famílias que possuem dificuldade para levar as crianças aos postos de vacinação nos dias de semana.

O Município iniciou a imunização infantil no dia 18 de janeiro. A segunda dose para o público de 6 a 11 anos, sem comorbidade, que recebeu a vacina Coronavac, começou em 16 de fevereiro. Já as crianças de 5 anos ou com comorbidades, deficiência, indígenas ou quilombolas, imunizadas com Pfizer infantil, têm 56 dias após a primeira aplicação para receber a segunda dose.

Os adultos que estão com doses de vacina atrasadas também poderão ser imunizados no sábado (12), mas o foco do evento é a vacinação infantil.

Campanha

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) vacinam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. O Município oferta imunizantes para todas as faixas etárias, nos 20 postos de vacinação.

Até o momento, Guarujá vacinou 95% da população adulta com a primeira dose, 89% com a segunda e 46% com a dose de reforço. O Município bateu recorde na imunização dos adolescentes, ultrapassando a meta estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Cidade, vacinando 35% a mais que o previsto e resultando em 135% do público-alvo vacinado com a primeira dose. Já a segunda dose do segmento atinge 92%.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de