Guarujá mobiliza mais de 25 mil alunos na Semana Mundial do Brincar

Ação ocorreu no ensino infantil e incluiu diversas brincadeiras

Após dois anos de distanciamento social e ensino remoto, a Prefeitura de Guarujá ,por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu a “Semana Mundial do Brincar”, nas unidades de ensino infantil da rede municipal. O evento ocorreu de 21 a 29 de maio. Dessa vez, alunos puderam interagir presencialmente com brincadeiras e arte inspirados no tema “Confiar na Força do Brincar”, estipulado pelo Movimento Aliança pela Infância.

A iniciativa em Guarujá é instituída por meio da Lei Municipal 4.314/16, e envolveu estudantes de educação infantil (EMEIs); Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs), Conveniados (NEICs) e também do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano), envolvendo 25.621 alunos.

Como parte do calendário educacional, são desenvolvidas atividades que estimulem a interação e contato entre as crianças com brincadeiras tradicionais ao ar livre, ciranda e roda de brincadeiras, junto com atividades artísticas como confecção de barquinhos de papel, obras com argila, confecção de pipas, brincadeiras com massinhas, brincadeiras com responsáveis, entre várias outras.

A criatividade artística também foi trabalhada durante a semana. No Neim Joana Mussa Gaze (Rua Reinaldo Ribeiro de Almeida s/n° – Vila Zilda) os alunos recriaram telas baseadas no pintor Ivan Cruz. No Neim Monteiro Lobato (Rua Júlio Inácio de Freitas, s/nº – Paecará), as crianças fizeram pinturas com plástico bolha e coloriram usando sagu e beterraba.

“Todas as salas proporcionaram experiências que incentivaram para a participação de todos nossos alunos a serem mais ativos e a arte e o sentir foi fundamental para realizarmos os desejos e os prazeres do brincar de nossas crianças”, disse a diretora do Neim Monteiro Lobato.

De acordo com a coordenadora dos Núcleos de Educação Infantil da Prefeitura, o objetivo das atividades é ensinar, por meio das brincadeiras, a convivência e interação com os colegas de classe e o mundo, junto com o desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva.

“Confiar no brincar é alegria, encontro e interação. Depois da pandemia os alunos estão mais sensibilizados e tímidos e, com as brincadeiras, podemos passar a crença de que as coisas vão melhorar e que existe esperança. Isso é tudo para uma criança e, por meio desse convívio e atividades, elas se desenvolvem e aprendem a se expressar para o mundo”, destacou a coordenadora.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de