Guarujá celebra Dia do Artesão com oficina na Praça das Bandeiras

Iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, aconteceu na última sexta-feira (18); na ocasião, peças em alusão à páscoa foram produzidas e distribuídas gratuitamente

Em Guarujá, o Dia do Artesão, celebrado neste sábado (19), contou com uma atividade antecipada pra lá de interativa. Com o objetivo de reconhecer a classe, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoveu uma oficina de artesanato com profissionais voluntárias na tarde da última sexta-feira (18). A ação aconteceu na Praça das Bandeiras, na orla da Praia de Pitangueiras, por aproximadamente três horas ininterruptas.

Durante a oficina, as artesãs produziram peças para distribuir gratuitamente. As confecções foram realizadas em alusão à páscoa, utilizando materiais escolares como placa de eva, cola quente e tesoura. O resultado das produções foram coelhinhos nas cores azul, verde e rosa.

Mas a atividade não ficou restrita às artesãs. Crianças, adultos e idosos que passaram pelo local também puderam participar da oficina. Isso porque uns dos principais intuitos da dinâmica foi despertar a prática em munícipes e turistas, visto que gera renda e inúmeros benefícios ao meio ambiente.

Atualmente, a Prefeitura de Guarujá promove oficinas de artesanato para diversas finalidades. Seja na escola, para níveis de ensino a partir do infantil, visando potencializar a concentração, a disciplina e a criatividade dos alunos, ou mesmo em iniciativas de capacitação, para gerar emprego e renda aos interessados.

Para se ter uma ideia, nos últimos meses a Administração Municipal capacitou mais de 70 munícipes para o ofício de artesão. São homens e mulheres que passaram a fazer parte do setor responsável por movimentar cerca de R$ 50 bilhões por ano no país, de acordo com o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2019.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de