Fiscalização registra mais de 46 mil ações nas praias da Cidade 

Números correspondem a 19.161 ocorrências e mais de 27 mil panfletos distribuídos com informações e orientações aos banhistas com relação às regras de utilização das praias

Guarujá encerra a Operação Verão de Fiscalização das Praias 2021/2022 com 46.630 abordagens realizadas no período entre 18 de dezembro de 2021 e 3 de março de 2022. Os números correspondem a 19.161 ocorrências como equipamentos sonoros desligados e desmontes de tendas na faixa arenosa, por exemplo; e à distribuição de 27.469 panfletos com informações e orientações aos banhistas, com relação às regras de utilização das praias da Cidade.

O maior número de casos registrados foi o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, que é proibido, conforme o Código de Posturas do Município. No período, 8.110 caixas de som foram retiradas das praias pelos banhistas (que representa 42,3% das ocorrências), seguindo orientação dos fiscais.

A montagem de tendas na faixa arenosa foi a segunda maior ocorrência registrada durante a temporada, com 2.616, ou seja, 13,7% das ocorrências, seguida de 2.466 retiradas de animais circulando na areia da praia (12,9%), vistorias em comércios/alvarás, 1.422 (7,4%) e 1.251 ordenamentos do espaço público, o que representa 6,5% do total das ocorrências.

A Operação Verão atuou, também, em outras irregularidades ao longo das praias, como na paralisação de churrascos e de atividades esportivas em horários não permitidos; retiradas de bicicletas, circulando ou não, na faixa de areia; reserva de espaço e rondas nas praças da Bandeiras, Expedicionários, Horácio Lafer; no espaço onde há o Letreiro ‘Eu Amo Guarujá” e nas imediações do Shopping La Plage, na orla de Pitangueiras.

Durante toda a operação, houve um intenso trabalho de orientação e conscientização dos visitantes e banhistas contando sempre com a participação do Mascote da Cidade – Guarujito, visando atrair a atenção dos turistas e moradores. Foram mais de 27 mil panfletos distribuídos durante o período.

Além das atividades habituais da fiscalização, foi montada uma ‘Operação Especial’, composta por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Fiscalização, atuando de forma mais intensa para casos de maior gravidade. A equipe alternou sua atuação, diariamente, entre as praias de Guarujá. Na operação, foram computadas 889 ocorrências, também sendo a retirada de aparelhos sonoros da faixa arenosa a maior delas, com 472 ocorrências.

A operação, que atuou nas praias do Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, contou com um efetivo de pouco mais de 200 agentes, entre fiscais municipais, agentes de saúde, GCMs e PMs, além do apoio logístico de várias secretarias municipais.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de