Cyberbullying: Guarujá leva discussão para a sala de aula

Programação da Prefeitura iniciou no último dia 16 e vai envolver mais de dois mil alunos dos 7º anos de Ensino Fundamental II

Muitas ideias na cabeça e dúvidas esclarecidas. Esse foi o saldo do primeiro dia de programação, das atividades sobre Cyberbullying, que vem sendo desenvolvidas na rede municipal de ensino de Guarujá, desde a última segunda-feira (16).

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Para o desenvolvimento desta atividade, a Seduc tem o apoio de profissionais de vários segmentos da sociedade, que levam informação aos alunos.

Ao todo, a ação envolve 2.082 estudantes da rede municipal, dos 7º anos do Ensino Fundamental II, que representam 13 escolas. Um dos alunos é Victor Lucas do Nascimento de Sales, 12 anos, da Escola Municipal Ary de Souza da Silva (Jardim Mar e Céu.

O cronograma termina no dia 29 de junho. A abordagem sobre o cyberbullying nas escolas de Guarujá atende aos seguintes objetivos: características, consequências e como agir. Na oportunidade, após a explanação, os alunos colocam no papel tudo o que aprenderam.

“Hoje aprendi como devemos combater o cyberbullying. Também conheci o significado de algumas palavras, como por exemplo, a calúnia e que problemas podem acontecer na internet. Acho muito importante trazer esse assunto para a escola. E a gente precisa saber disso”.

O jovem não perdeu um só momento das orientações repassadas pelo advogado Alexandre Marcos Evangelista Ribeiro, presidente da Comissão de Direito Digital na OAB Guarujá, triênio 2022/2024.

Ele, que foi o primeiro palestrante convidado para conversar com os estudantes, é ainda atuante em Direito Digital e Direito de Família. Alexandre abordou sobre legislação, penalidades, ferramentas, como denunciar e identificar o cyberbullying. “É preciso orientá-los em como lidar com os problemas na internet”.

“Iniciativa visa reduzir conflitos gerados pelo mau uso da internet”, afirma Conselho Municipal da Juventude

Mesmo a internet sendo uma ferramenta amplamente dominada pelos jovens, por outro lado, orientar sobre o cyberbullying é um desafio e tanto a ser debatido com os estudantes. “Eles ingressaram na era digital e receberam o universo em suas mãos através da Internet”, comenta o presidente do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Guarujá.

Diante disso, ele destaca a importância de trabalhar a discussão de forma preventiva. “É preciso tornar o cyberbullying, um diálogo próximo dos estudantes. Esse é o caminho mais eficaz de sanarmos parte dos problemas originados pelo mau uso da internet”. Ele defende ainda que a ação permite, de fato, a efetivação de uma política pública que estabeleça um entendimento sobre os efeitos e consequências desta atividade.

Partindo dessa premissa, o advogado Alexandre corrobora a necessidade de levar informação aos jovens. “Por isso, a educação digital é muito importante. Afinal, a falta de conhecimento desse público pode ser comparada como se eles estivessem sozinhos na rua”.

 

Atividades semelhantes

O enfrentamento ao cyberbullyng complementa ação iniciada na rede municipal de ensino, em agosto do ano passado e desenvolvida por meio do livro paradidático ‘Bullying, é o quê?’. A iniciativa abordou a conscientização, prevenção e combate ao bullying na rede municipal de ensino. Aproximadamente nove mil alunos de 9 a 12 anos participaram.

 

Profissionais palestrantes que apoiam a iniciativa:

 

– Alexandre Marcos Evangelista Ribeiro: Presidente da Comissão de Direito Digital na OAB Guarujá, triênio 2022/2024/Atuante no Direito Digital e Direito de Família

 

– Ana Karina Nascimento Rocha: Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção OAB Guarujá/Membro efetivo das Comissões de Direito da Criança e Adolescente/ da Comissão de Direito de Família, e da Comissão da Mulher Advogada da OAB Guarujá/ Praticioner em PNL pela Open Dreams.

 

– Edson Batista dos Santos Júnior: Professor de História na Rede Estadual (Fundamental/Médio/EJA)/  Professor de Tecnologia Proatec)

 

– Marcos Vinícius de Jesus Santos: Professor no Instituto Asas da Educação/Assessor de Políticas Públicas da Juventude/Presidente do Conselho Municipal da Juventude.

 

– Maria de Fátima Barbosa Gonçalves: Coordenadora de Polo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi Guarujá.

 

– Roberta Lino dos Santos Bomfim de Faria: Advogada e Auditora Hoteleira/Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente OAB Subseção Guarujá/Secretaria de Núcleo da CDCA das Subseções de São Paulo/Membro CDCA seccional São Paulo.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de