Capoeira Inclusiva gradua 36 Pessoas com Deficiência em Guarujá

Alunos participam de aulas, há cinco anos, que têm como ponto forte atender pessoas com deficiência física e/ou cognitiva

Fomentando a inclusão por meio da capoeira, Guarujá graduou 36 Pessoas com Deficiência (PCDs) na última quinta-feira (19), no projeto da Capoeira Inclusiva. O evento aconteceu na Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), que coordenou todo o processo, em parceria com a Prefeitura.

A iniciativa existe há cinco anos. Nela, pessoas com deficiência física e/ou cognitiva têm aulas específicas da modalidade, duas vezes por semana. A ação contou com o apoio de emenda parlamentar de R$ 150 mil da senadora Mara Gabrilli.

Com o valor, foi elaborado o projeto, que teve aprovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), apoiadora da ação. Uma van foi alugada por oito meses para auxiliar na condução dos alunos. Também foram adquiridos uniformes.

A graduação contou com a presença do secretário municipal de Comunicação e Relações Sociais. “A capoeira é hoje uma das principais ferramentas de inclusão dentro das políticas públicas desenvolvidas pelo Município. A Prefeitura está atenta e pronta a apoiar iniciativas que apresentam resultados tão profícuos, como os que estamos constatando aqui hoje”, destacou.

Guilherme Andrade foi um dos alunos graduados. “Estou muito feliz. A capoeira é um ótimo esporte para mim, aprendi muitas coisas e a cada dia estou mais envolvido. As aulas são ótimas”, contou.

Outra graduada foi Mariana Ramos da Silva. “Meu sonho sempre foi fazer capoeira e está se realizando. Não é só meu sonho, mas de muitos que estão aqui. Estou extremamente feliz”, afirmou.

Aulas para todos

As aulas são comandadas pelo Mestre Nuvem, que se tornou PCD após sofrer um quadro de isquemia. Elas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas, na seda da Adisa (Rua Josefa Hermínia Caldas, 534 – Jardim Progresso).

Mesmo tendo como ponto forte o atendimento a alunos com deficiência, qualquer pessoa a partir de 14 anos pode participar. Para se inscrever basta comparecer na Adisa, ou entrar em contato pelo telefone (13) 3352-1700.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de