Canil Municipal faz parceria inédita com ONGs para castração de animais de rua

Somente no mês de dezembro estão agendadas 156 cirurgias, além de outras 320 voltadas aos pets da população

Em uma ação inédita, a Prefeitura de Guarujá iniciou uma parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores de animais para castração de cães e gatos resgatados das ruas. Somente no mês de dezembro já estão agendadas 156 cirurgias.

A iniciativa é voltada para o controle populacional e prevenção de doenças, mas também está estreitando laços entre a Superintendência de Bem-estar Animal da Prefeitura e quem atua em prol da causa. É o caso da protetora Silmara Oliveira Garcia, moradora do bairro Balneário Cidade Atlântica. Ela auxilia o Canil Municipal há mais de 30 anos e tem o projeto ‘Ajude um Animal de Rua’ com o protetor Cristiano Xavier, do Jardim Boa Esperança.

Ambos ficaram felizes com a novidade. “Com a economia em castrações, podemos investir em rações e medicamentos para os bichinhos”, comemora Silmara.

Balanço

De janeiro a novembro deste ano, a Cidade já ultrapassou a quantidade de castrações, cirurgias especiais e consultas do ano passado. O destaque vai para as castrações, que tiveram um aumento de 58%. Em 2020 foram 2493 contra 3.949 este ano.

O número final deste ano deve ser superior a 4 mil, já que foram agendadas 320 cirurgias para pets da população, além das vagas fornecidas por parceria com as ONGs e protetores independentes.

Melhorias na infraestrutura do Canil

As melhorias na infraestrutura do Canil também estão nos projetos da Secretaria Municipal de Saúde. Há cerca de um mês foram iniciadas as obras para ampliar a área do gatil, pavimentar o piso interno e externo, além de pintura na unidade.

Segundo o Superintendente de Bem-estar Animal, Júlio César da Silva, a previsão é que seja concluída em seis meses. Os novos espaços vão trazer mais conforto para cães e gatos internos.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de