Agendamentos mensais para o serviço subiram 305% entre 2018 e 2022

O Caminhão ‘Cata Coisa’, que recolhe materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, contabilizou somente em 2022, 5.130 agendamentos para o serviço, a maioria via WhatsApp

O caminhão ‘Cata Coisa’, responsável por recolher materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, contabilizou 17.609 agendamentos para o serviço, entre os anos de 2018 e 2022, uma média mensal de 1.467 solicitações, assinalando um aumento percentual de pedidos efetuados por munícipes, no período, de 305%.

A maior parte dos agendamentos é feita via WhatsApp, ferramenta adotada no final de março de 2020, para facilitar o contato da Prefeitura com o munícipe. Em 2022, por exemplo, foram 5.130 agendamentos para o serviço. Deste total, 3.192 foram pelo WhastApp e o maior número de solicitações no período veio dos bairros Santa Rosa, com 293 agendamentos; Jardim Acapulco (282), Pae Cará/Vicente de Carvalho (250), Guaiúba (150), Jardim Las Palmas/Astúrias (148) e Perequê (138).

Já via telefone fixo, em 2022 foram 1.938 agendamentos e os seis primeiros bairros que mais agendaram foram: Santa Rosa (236), Pae Cará (182), Jardim Las Palmas (120), Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho (101), Centro (98) e Cidade Atlântica/Enseada (88).

De acordo com o superintendente de Assuntos Governamentais de Limpeza Urbana da Seurb, cada agendamento realizado é um material que deixa de ser descartado irregularmente. “As pessoas aderiram positivamente aos serviços agendados via WhatsApp, tanto é que os pedidos aumentaram consideravelmente com esse novo canal de comunicação entre o Poder Público e o munícipe”.

O ‘Cata Coisa’ permite ao munícipe cooperar com a Cidade para que as vias públicas e, sobretudo, canais e córregos permaneçam limpos, evitando que tais detritos sejam descartados irregularmente, acabando por comprometer a vazão das águas pluviais e, consequentemente ocasionando pontos de alagamentos e enchentes.

Além disso, a Prefeitura vem promovendo campanhas educativas, a fim de conscientizar a população para os riscos gerados pelo descarte de lixo e outros materiais em ruas e outras áreas públicas, encostas, terrenos desprovidos de muro e em áreas protegidas por lei.

 “É muito importante que as pessoas se conscientizem e colaborem com a limpeza da Cidade, colocando o lixo no horário da coleta, não jogando resíduos em córregos e canais, para não obstruir a drenagem das águas pluviais e assim evitar problemas como enchentes, alagamentos e até deslizamentos de terra em áreas de risco”, alerta o superintendente.

Serviço

O Caminhão ‘Cata Coisa’ funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado, porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo WhatsApp o contato é  o (13) 99659-4485 ou pelo telefone fixo (13) 3344-3312).

O ‘Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

A Prefeitura reforça que é proibido despejar detritos e resíduos de qualquer natureza nos passeios, jardins e logradouros públicos, além de rios e canais, terrenos vagos e edifícios abandonados. A multa para este tipo de infração pode chegar a até R$ 10 mil.

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Fonte: Prefeitura de Bertioga


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