Reclamações financeiras e de internet fixa dominam balanço do Procon de Caraguatatuba de junho
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 532 procedimentos formalizados dos 947 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de junho. Desse montante, 415 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
![](https://litoralhoje.sfo3.digitaloceanspaces.com/2022/08/processo-seletivo-prefeitura-de-sapopema-pr.jpg)
#PraTodosVerem: Consumidora entrega documentos para servidora do Procon de Caraguatatuba enquanto faz uma reclamação (Foto: Jhenifer Lombardi/PMC)
O ranking de junho foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
No mês passado, o Procon formalizou 153 consultas simples; seis atendimentos preliminares; 196 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 23 finalizadas com acordos e 17 encerradas, canceladas ou tiveram consulta concluída; 62 reclamações foram abertas com o retorno da CIP; 63 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; oito atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos); e quatro cadastros de Nota Fiscal Paulista.
O fornecedor faltou em 16 das 82 audiências de conciliação agendadas em junho.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/07/Atendimento-Procon-JL-11.jpg)
#PraTodosVerem: Consumidora sendo atendido por servidor na recepção do Procon de Caraguatatuba, enquanto outro consumidor espera sentado para ser atendido (Foto: Jhenifer Lombardi/PMC)
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências
sem o fornecedor |
Janeiro | 707 | 1.505 | Financeiros
e internet fixa |
69 | 18 |
Fevereiro | 592 | 1.210 | Financeiros
e internet fixa |
110 | 36 |
Março | 785 | 1.149 | Financeiros
e internet fixa |
78 | 02 |
Abril | 807 | 1.504 | Financeiros
e internet fixa |
120 | 29 |
Maio | 663 | 1.294 | Financeiros
e internet fixa |
101 | 26 |
Junho | 532 | 947 | Financeiros
e internet fixa |
82 | 16 |
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba