Festival Auracy Mansano de Voo Livre reúne pilotos do Sudeste, Sul e Centro-Oeste em Caraguatatuba

O 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre atraiu diversos pilotos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e do Distrito Federal no sábado e domingo (27 e 28/4), no Morro de Santo Antônio e na Praia do Centro, em Caraguatatuba.

O evento integrou as festividades do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativo do município contou a participação de 120 pilotos de estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Os saltos de asa delta e paraglider ocorreram na pista de voo livre do Morro Santo Antônio, e os pousos nas proximidades do Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC), na Praia do Centro. Os pilotos presentes receberam medalhas de participação e uma camiseta do evento. Os interessados puderam realizar voos duplos.

#PraTodosVerem: Imagem área com praticante de paraglider (parapente) sobrevoando a cidade de Caraguatatuba (Fotos: Divulgação/PMC)

O presidente do Clube de Voo Livre Caiçara, Samuel de Oliveira Monteiro, disse que o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre atingiu todas as expectativas do clube, apesar do vento não ter sido favorável no domingo. “No sábado rolou voo, mas no domingo não, porque precisamos do vento leste para voar e está de noroeste”, destacou. “O público desse ano foi bem diferente do ano passado, mais familiar. O pessoal acompanha a previsão do tempo, vê que não vai rolar voo e vai para outros lugares. Tivemos 120 pilotos de longe que já conhecem a cidade. É difícil um clube de voo livre ter a nossa estrutura, com apoio da Prefeitura e de fácil acesso no Centro da cidade. A família fica na praia, enquanto o piloto fica voando. Tem farmácia, mercado e restaurante próximos. Nós temos essa vantagem em Caraguatatuba”, avaliou.

O 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre foi organizado pelo Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

Auracy Mansano

Auracy Mansano nasceu em São Paulo no dia 9 de junho de 1935. Mudou-se para Caraguatatuba definitivamente em 1978; mas possuía casa de veraneio na cidade desde a década de 50. Professor em Pedagogia e Ciências, estudou magistério na Faculdade de Braz Cubas em Mogi das Cruzes e também formou-se em Artes Industriais pela Faculdade Belas Artes em São Paulo.

Auracy foi professor primário, professor de Ciências, Matemática e Artes. Além do magistério, também assumiu cargos importantes, chegando a ser vice-diretor e diretor de escola.

Casou-se com Maria Elma Mansano em 16/1/1965, Auracy teve três filhos, Auracy Mansano Filho, Aurimar Mansano e Aurivaldo Mansano. Auracy era filho de Emílio Lhorente Mansano e Prudência Sanchez Mansano.

Auracy Mansano faleceu em 2019 aos 83 anos.  Ele era bastante conhecido na cidade e reconhecido entre os praticantes de todos os tipos de voo livre. Aos 50 anos, seu Auracy fez o curso de Asa Delta, Ultraleve, de Trike (espécie de triciclo voador) e de Paraglider. Em abril é realizado o Festival Auracy Mansano de Voo Livre, juntamente com as comemorações do aniversário de Caraguatatuba.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de