Professor da rede municipal publica artigo no mais renomado periódico científico do mundo

A prestigiada Revista Nature, da editora acadêmica Springer Nature, considerada a principal publicação científica dos dias atuais, publicou no início deste semestre um estudo sobre um modelo matemático que foi aplicado nas avaliações sobre as ondas durante a pandemia de Covid-19. O estudo, que teve como objetivo analisar o comportamento e a epidemiologia da Covid-19 no Brasil, foi desenvolvido utilizando um modelo matemático proposto pelo pesquisador Yuanji Tang, que auxiliou nas análises.

#PraCegoVer: Imagem da publicação na página da Revista Nature. (Foto: Reprodução/PMC).

O grupo de 23 pesquisadores brasileiros é composto por influentes cientistas como o Prof. Dr. Rui Curi, atual presidente da Fundação Butantan, eleito um dos 100 mil cientistas mais Influentes do mundo;  Integrando o time de pesquisadores estão também a Prof.ª Dr.ª Fernanda Teixeira Borges, Prof. Dr. Sandro Hirabara, Prof.ª Dr.ª Elaine Hatanaka, Prof.ª Dr.ª Tania Pithon-Curi, Prof.ª Dr.ª Renata Gorjao e o Prof.º Me. Bruno Nacano, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.

Pedagogo e biólogo, o Prof.º Me, Bruno Nacano, atua na rede municipal de ensino de Caraguatatuba desde 2009. Atualmente, ele integra a equipe do Setor de Informática Educativa da Seduc.

O professor explicou que o estudo apresentou como produto final um modelo matemático que pode ser utilizado como instrumento para previsão da evolução da pandemia, sendo um importante instrumento para medidas governamentais preventivas na disseminação da doença.

Sua atuação direta na pesquisa envolveu o levantamento de dados de três Estados com o estudo de medidas que poderiam interferir na curva de contágio, como medidas preventivas como o uso máscara, medidas restritivas, como a quarentena, lockdown, etc.

Em Caraguatatuba, o modelo matemático proposto pelo estudo foi aplicado e apresentado aos membros do Comitê de Retomada, provendo informações e estatísticas que colaboraram na tomada de decisões para as ações de retomada das atividades presenciais no município.

Orgulhoso pelo feito, o Prof. Me, Bruno Nacano disse: “Considero que minha participação no estudo e a associação do conhecimento obtido nesse período foram importantes para auxiliar na elaboração das medidas de segurança e na garantia de retorno seguro em nossas em nossas unidades escolares”, finalizou.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do Prefeito Aguilar Junior, parabenizou o professor e expressou sua admiração. “Nos sentimos muito orgulhosos em termos profissionais tão competentes, dedicados e que estão sempre em busca de aprimoramento de suas competências. Parabéns e sucesso”, concluiu.

O artigo está disponível para acesso gratuito no endereço: https://www.nature.com/articles/s41598-021-95815-9


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de