Campanha de vacinação contra brucelose bovina imuniza 33 animais em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), encerrou na última quinta-feira (18), a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Brucelose Bovina com a imunização de 33 animais.

#PraCegoVer: Veterinária aplica vacina em bezerra; dois homens ajudam a segurar o animal (Foto: Divulgação/PMC)

A vacinação contra brucelose é gratuita e ocorre duas vezes ao ano, aplicada em dose única para bezerras com idade entre três a oito meses de idade. A campanha atendeu 10 propriedades rurais da cidade cadastradas na Prefeitura.

A Brucelose Bovina é uma doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus, que ocasiona aborto em vacas, principalmente no final da gestação, além de influenciar na produção de leite e reprodução do rebanho, sendo necessário, na maioria dos casos, o sacrifício do animal infectado. A doença também é transmissível ao ser humano, considerada questão de saúde pública para o município.

A vacina é aplicada gratuitamente por um médico veterinário disponibilizado pela SMAAP para pequenos produtores pecuaristas do município, registrados na Prefeitura. O profissional veterinário é cadastrado na Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de