Banco de Leite de Caraguatatuba recebe visita de mamães doadoras

O Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba recebeu seis mamães, doadoras ativas, para uma visita técnica na última quinta-feira (28/10). Além de conhecer a unidade, elas participaram de uma atualização das orientações de como coletar, armazenar e transportar o leite, caso seja necessário.

#PraCegoVer: Ao lado da enfermeira, mães posam para fotos com seus filhos durante encontro no BLH de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

As mamães também foram orientadas quanto aos cuidados durante a coleta e o ciclo do controle de qualidade do leite humano pasteurizado.

A enfermeira e coordenadora do BLH, Ana Cláudia Tripac, explica que a visita é essencial para que elas entendam a importância da dedicação e doação. “Assim, elas passam a se sentir integrantes da unidade, mesmo quando não possam mais doar devido à diminuição da produção de leite”.

Segundo Ana, o objetivo desse tipo de encontro é agradecer o trabalho desempenhado pelas doadoras, multiplicar o apoio para captar novas doadoras, a partir da divulgação do serviço, e diminuir risco de contaminação do leite.

“A gente percebe que quando a paciente conhece o serviço, ela se torna um grande apoio porque acaba divulgando a doação de leite”. Ela garante que com essa proximidade, “a mamãe entende quais são as exigências para doação e o fluxo de trabalho”.

O ideal é que essas mulheres façam uma visita técnica e participem dos encontros para diminuir os riscos de contaminação do leite e mostrar o quanto elas são importantes para o serviço.

“Quando elas deixam de fazer a doação, por algum motivo ou outro, ainda assim se sentem comprometidas com a unidade e acabam sendo exemplo e auxiliam na captação de novas doadoras”.

Você pode ajudar a salvar vidas. Seja uma doadora de leite materno.

Quem pode doar? – Todas as mamães que estejam amamentando são potenciais doadoras.

Como doar? – As interessadas podem procurar a unidade do BLH, localizada dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h30 às 16h30. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de