Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para Operação Chuvas de Verão 2021/22

Cinco agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participam nesta sexta-feira (19), em Ubatuba, da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/22. A atividade é realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e tem por objetivo capacitar os agentes da Defesa Civil em relação às chuvas de verão e ainda levar conhecimento àqueles que direta ou indiretamente estão comprometidos com tal matéria.

Nesta edição, participam agentes de 26 municípios da região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O treinamento prático tem como base os decretos do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e Plano Preventivo de Defesa Civil para Ressacas (PPDCR) para o próximo verão.

A primeira fase foi realizada de forma virtual devido à pandemia da Covid e agora os agentes colocam o conteúdo em prática.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, destaca a importância da requalificação feita pelos agentes que se preparam, anualmente, para esse período que requer uma atenção muito maior por conta das chuvas.

“Eles conhecem bem a realidade de Caraguá, das nossas áreas de risco, e fazem essa requalificação no sentido de renovar o conhecimento”.

A oficina contou com a presença do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel PM Alexandre Monclús Romanek.

Os alunos terão palestras sobre rádio amador, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, base prática de motoserra e botes infláveis e vistoria de campo com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas/ Instituto de Pesquisas Ambientais (IPT/IPA).

O treinamento contará com a participação do Corpo de Bombeiros e capacitará agentes municipais para atuar em ocorrências relacionadas às chuvas intensas do verão e dar o suporte necessário ao público afetado caso haja algum incidente, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos poderão receber kits de verão, com equipamentos mínimos para atuação em ocorrências típicas do período, como inundação e deslizamento de terra.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de