3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência levanta prioridades em nível municipal, estadual e federal

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e do Idoso realizaram a 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, no sábado (6), na sede da Sepedi, no Jardim Jaqueira. O tema da 3ª Conferência foi “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está no palco do anfiteatro do Ciapi. Ele fala ao microfone durante a abertura da 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência. Ao lado, na composição da mesa estão o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a presidente interina do Comdefi, Márcia Gusmão e o vereador Cristian Bota (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A presidente interina do Comdefi, Marcia Denise Gusmão Coelho, abriu os trabalhos ressaltando a importância da Conferência para que políticas públicas, que atendam esse segmento da população sejam implementadas em nível municipal, estadual e federal.

“A inclusão deve começar dentro da família. Temos que falar e praticar a inclusão todos os dias. Fazer o Brasil um país mais inclusivo depende de cada um de nós”, declarou Gusmão.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, destacou que o evento era uma oportunidade de proporcionar à sociedade o diálogo sobre as ações voltadas às pessoas com deficiência e aperfeiçoar o trabalho realizado no município.

O prefeito Aguilar Junior parabenizou a todos pelo encontro e enfatizou as dificuldades de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Foi desafiador durante o período de isolamento até chegar a vacina, como também agora nesse momento de retomada para todos. Que as diretrizes elaboradas no documento ao final da Conferência garantam as melhores ações para serem implementadas na nossa cidade para atendermos esse segmento populacional da melhor maneira”, disse o prefeito.

#PraCegoVer: Delegado Edson está sentado na plateia assistindo a conferência junto de outras pessoas. Ele segura a pasta com a logomarca da conferência (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Debates

O tema da Conferência “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, foi discutido em cinco eixos: Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das Pessoas com Deficiência; Eixo 2 – Garantia do acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas; Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência; Eixo 4 – Direito e Acessibilidade; Eixo 5 – Desafios para a Comunicação Universal.

Cinco grupos de trabalhos foram estabelecidos e definiram entre as propostas levantadas durante as sete pré-conferências realizadas entre setembro e outubro deste ano, quais comporiam o documento final.

Os integrantes de cada eixo decidiram quais as prioridades a serem efetivadas em nível municipal, estadual e federal.

O documento consolidado será enviado aos delegados eleitos e também à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e à Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Mãe de uma menina com deficiência, Elma Cristina Martins, faz questão de participar sempre das conferências.

“É uma oportunidade de levarmos nossas dificuldades e prioridades ao poder público. Os debates deste ano foram muito produtivos e esperamos, agora, que as propostas sejam colocadas em prática”, disse.

Elma, inclusive, foi eleita delegada, tendo como suplente Luciana Moura, representando o Poder Público. Representando a Sociedade Civil, foi eleita delegada Thífany Felix, tendo como suplente Elizete Aparecida Silva.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de