URGENTE: Tribunal de Haia diz que Lula “tem obrigação de cooperar” na prisão de Putin

O porta-voz do Tribunal Penal Internacional (TPI) – mais conhecido como Tribunal de Haia –, Fadi Elabdallah, disse ao Metrópoles não comenta declarações diretas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre críticas ao órgão, mas indicou que o Brasil tem a obrigação de cooperar com a Corte internacional, por ser um dos países signatários do Estatuto de Roma.

A polêmica ocorre porque o tribunal emitiu mandado de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, sob acusação de deportação forçada de crianças da Ucrânia, país contra o qual a Rússia mantém uma guerra. E Lula afirmou que não prenderia Putin se ele viesse ao Brasil. Depois, o mandatário brasileiro recuou e disse que isso seria uma decisão da Justiça.

Fadi ainda frisou que a obrigação de cooperação do Brasil às solicitações da Corte decorre do artigo 9 do Estatuto.

Veja a resposta de Haia para o Metrópoles:

Imagem preto e branco da resposta do Tribunal de Haia (TPI) ao Metrópoles, sobre comentários de Lula sobre Brasil não prender Putin - Metrópoles

Momento em que Lula fala sobre o tribunal

“Eu nem sabia da existência desse tribunal”, diz Lula sobre o Tribunal Penal Internacional.

“Eu nem sabia da existência desse tribunal”, diz Lula sobre o Tribunal Penal Internacional. pic.twitter.com/AiixSRewkS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de