“Todes”: Evento de Lula no Rio adota uso de linguagem neutra

O uso da linguagem neutra roubou a cena no evento com o presidente Lula (PT) no Rio, nesta sexta-feira (23), no Museu de Arte Moderna (MAM). O discurso de autoridades ligadas ao governo e de personalidades do segmento cultural foi eivado de ideologia.

A palavra “todes”, uma forma inexistente na língua portuguesa de se referir a pessoas que não se identificam como homem ou mulher, foi insistentemente utilizada no ato do petista no Rio de Janeiro. A agenda marcou investimentos no programa Seleção Petrobras Cultural-Novos Eixos, sobre patrocínios de projetos culturais.

Quem inaugurou a expressão no evento foi a atriz Leandra Leal, representando a classe artística.

– Quero cumprimentar todos, todas e todes — disse Leandra.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, desvirtuou o slogan da petrolífera a fim de agradar a Lula e aos entusiastas das pautas progressistas: “Nossa energia é para todes”.

– Tragam para nós projetos que valorizem pessoas negras, povos originários, povos ciganos, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência. Porque a nossa energia é para todos, todas e todes — afirmou Prates.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de