Senador do PT pede afastamento de presidente da Funai

Nesta quarta-feira (6), a Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte aprovou um pedido de afastamento do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier, de seu cargo. O requerimento, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT), foi enviado ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O ministro, contudo, não possui obrigação de atender à solicitação, tratando-se, portanto, de um ato simbólico.

No documento, o senador Contarato afirma que há um “modus operandi que conta com deliberada omissão estatal” para destruir biomas e assassinar pessoas. Ele cita os casos do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, como exemplo.

– Ciente da urgência de reverter os danos causados pela política omissiva dos dirigentes da instituição, requeremos ao Poder Executivo Federal que promova imediatamente o afastamento do presidente da Funai – pede.

O requerimento ainda solicita o aumento da quantidade de funcionários da Funai, a criação de medidas para a proteção deles e de indígenas, além de informações sobre as condições de trabalho na organização e dos critérios de nomeação da equipe que atua no órgão.

Também pede-se investigação de crimes ocorridos no Vale do Javari, onde Dom e Bruno foram mortos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de