PT se manifesta contra cassação de vereador que invadiu igreja: ‘Racismo’

O PT saiu em defesa de Renato Freitas, vereador que invadiu a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba. Nesta semana, o Conselho de Ética da Câmara Municipal aprovou o processo de cassação do parlamentar. A decisão seguiu para plenário. Freitas tem até a próxima terça-feira 17 para recorrer.

No site oficial da legenda, a notícia sobre o avanço do processo mencionou que Renato Freitas é alvo de “perseguição pelo bolsonarismo, pelo racismo, fascismo e por violações de direitos humanos”. “Apoio ao vereador para que continue lutando contra a direita racista”, escreveu a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, no Twitter, ao associar Freitas à democracia.

Em nota, o PT argumentou que a invasão da igreja “não fere o exercício legislativo e a legitimidade do mandato, portanto, a indicação pela cassação só demonstra a perseguição contra o vereador e sua representatividade”. Recentemente, a Arquidiocese de Curitiba se opôs à cassação de Freitas.

À época da invasão, o ex-presidente Lula defendeu o vereador.

Avanço de processo de cassação de vereador que invadiu igreja

A decisão do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba não significa que Freitas vai perder o mandato imediatamente. Com a definição do colegiado, será protocolado um Decreto de Cassação, a ser avaliado pelo plenário — o que ainda não tem data para ocorrer.

Segundo a defesa de Freitas, o parlamentar vai recorrer da decisão. A Câmara informou que ele tem cinco dias úteis para fazer isso. O pedido será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça, e, a partir do resultado, o Legislativo tem o prazo de três sessões para marcar o julgamento do vereador.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de