O que é a obstrução intestinal, quadro que acomete Bolsonaro

Internado na madrugada desta segunda-feira (3) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após sentir desconforto abdominal, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado nesta manhã com um quadro de suboclusão intestinal, também chamado de obstrução intestinal. Os problemas intestinais têm acometido o chefe do Executivo desde a facada sofrida por ele em setembro de 2018.

Pelo Twitter, o presidente disse que começou a passar mal após o almoço do último domingo (2) e que é possível que seja submetido a uma “cirurgia de obstrução interna na região abdominal”. O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente desde a facada, ressaltou que o quadro ainda é investigado e que não se sabe se uma cirurgia será necessária.

DO QUE SE TRATA A OBSTRUÇÃO INTESTINAL?
A obstrução intestinal acontece quando há um bloqueio na passagem do bolo fecal, prejudicando ou interrompendo o trânsito no intestino. O presidente já havia apresentado o problema em setembro de 2018, após passar por uma cirurgia para corrigir uma distensão abdominal.

Ao UOL, a médica gastroenterologista Elaine Moreira, do Instituto Endovitta, na ocasião a obstrução intestinal surgiu por causa de uma fístula, uma conexão anormal entre órgãos. Em julho de 2021, Bolsonaro foi novamente diagnosticado com obstrução. Também ao UOL, o cirurgião especializado no aparelho digestivo, Marcos Belotto, existem pacientes que têm obstruções repetitivas.

– Isso varia, infelizmente, de organismo para organismo. Depende da alça intestinal de cada paciente – explica.

SINTOMAS DA OBSTRUÇÃO
Entre os principais sintomas registrados em pessoas com obstrução intestinal estão dor e inchaço abdominal; falta ou diminuição do apetite; náuseas e vômitos; diarreia; intestino preso; gases;
febre alta, que é registrada apenas em casos graves.

TRATAMENTO
Ao portal G1, o médico Marcelo Borba, coordenador do Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital Sírio-Libanês, afirmou que uma cirurgia de emergência, em princípio, só é feita se houver comprometimento de circulação no intestino por causa das aderências. A intervenção primária diante do problema é o uso de uma sonda nasogástrica, o que já foi aplicado no presidente

Os pacientes com obstrução ainda recebem medicamentos ou realizam outros procedimentos para aliviar os sintomas causados pelo problema, como, por exemplo, o uso de um tubo expansível colocado na obstrução para facilitar o movimento do trato gastrointestinal e medicamentos para cessar a inflamação e a dor.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de