Moraes ordena prisão preventiva de homem que criticou o STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, homem que foi preso por publicar vídeos nos quais falou em “pendurar os ministros de cabeça para baixo” e caçar políticos de esquerda.

Ivan Rejane já está preso por conta da divulgação do material. No entanto, a prisão era temporária, com prazo de cinco dias, e agora passa a ser preventiva, ou seja, não tem prazo definido de duração. A decisão de Moraes acolhe pedido da Polícia Federal (PF), que alegou que uma eventual soltura de Ivan teria impactos na ordem pública.

– A prisão preventiva se trata, portanto, de medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública com a cessação da prática criminosa reiterada, havendo, neste caso, fortes indícios de que o investigado integra associação criminosa – afirmou o ministro.

Na decisão, Moraes declarou ainda que a PF demonstrou, por meio de transcrição do material apreendido em buscas no endereço de Ivan Rejane, que ele utilizaria a violência como meio de “atingir seu intento criminoso em relação a ministros do STF e políticos”.

A decisão de Moraes contrariou o posicionamento da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que defendeu neste domingo (31) que Ivan fosse colocado em prisão domiciliar. Na avaliação da vice-PGR, “medidas cautelares diversas da prisão preventiva” eram “suficientes para impedir a reiteração delitiva e assegurar a eficácia da investigação”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de