Moraes decreta prisão de réu do 8/1 após fuga de dez condenados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva de Luís Carlos de Carvalho Fonseca, réu dos atos de 8 de janeiro de 2023, em função da fuga de condenados pela depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. As informações são do Antagonista e UOL.

O réu foi condenado a 17 anos de pena, sendo 15 anos e seis meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção, mas cumpria a pena em liberdade usando tornozeleira eletrônica. Devido ao “fundado receio de fuga do réu”, Moraes resolveu substituir as medidas cautelares anteriores pela prisão preventiva.

Na decisão, o ministro mencionou situações análogas em outras condenações referentes ao dia 8 de janeiro de 2023, nas quais diversos indivíduos fugiram. Essas fugas, segundo o ministro, demonstram a necessidade de medidas mais rigorosas para assegurar o cumprimento das decisões judiciais.

Pelo menos dez indivíduos condenados ou investigados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro conseguiram fugir do Brasil após quebrarem as tornozeleiras eletrônicas impostas pelo STF. Os fugitivos se dirigiram para a Argentina ou Uruguai, e há pedidos de prisão em aberto contra alguns deles.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de