‘Mendonça não levará valores evangélicos extremos nas decisões’, diz Fux

Nesta quinta-feira (9), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, elogiou o novo integrante da Corte, André Mendonça. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Fux disse acreditar que Mendonça não “irá introjetar valores evangélicos extremos” em suas decisões na Corte.

Mendonça foi indicado em julho pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo e, após meses de espera, foi aprovado pelo Senado no início de dezembro. O placar final da votação ficou em 47 votos a 32. Com isso, o ex-advogado-geral da União irá ocupar a vaga que foi do ministro Marco Aurélio Mello.

Para Fux, Mendonça está ciente de que o STF ‘obedece à laicidade do Estado’.

– Ele tem meritocracia para estar no Supremo e está ciente de que a Corte obedece à laicidade do Estado e não irá introjetar valores evangélicos extremos nas decisões – apontou.

A posse de Mendonça está marcada para a próxima quinta-feira (16), às 16h. Ao comentar o evento, Fux afirmou que Mendonça irá “zelar pela Constituição”.

– Quando [os ministros] assumem, se tornam juízes da Constituição e terão que zelar pela Constituição. A laicidade do Estado não permite que defendam apenas valores religiosos (…) Suponhamos que se nomeie mais dois ministros evangélicos: serão três. Aqui [nos EUA] também é assim, há os juízes republicanos e os democratas. No Brasil, os juízes evangélicos seriam minoria – ressaltou.

O ministro ainda elogiou o futuro colega.

– É muito ponderado, equilibrado, tem preocupação institucional e serenidade, muito importantes para o Supremo – destacou.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de