Marcos Pontes mostra caminho seguro e eficaz para o RS

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) destacou a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de projeto de lei que institui a Política Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres (PNGIRD). O PL 5.002/2023, de autoria dele, estabelece que as ações da nova política deverão considerar as condições atuais e os cenários futuros decorrentes da mudança climática para a definição das ações. 

O senador enfatizou a importância de se pensar na prevenção e nas ações necessárias para lidar com esses eventos climáticos e minimizar os danos às vidas e propriedades em situações previsíveis.

“Essa é uma providência que já deveríamos ter tomado há muito tempo neste país. Esse projeto de lei é um trabalho técnico de oito meses feito com o Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] e também com a defesa civil. É um trabalho muito bem-feito por eles que apresentei aqui”, disse.

O senador destacou a importância de desenvolver planos de contingência e se preparar para enfrentar esses eventos climáticos intensos. Segundo ele, essas estratégias envolvem desde a educação da população até a instalação de sistemas de alerta e medidas de proteção em encostas e rios. Além disso, o parlamentar ressaltou a necessidade de contar com um plano de resposta eficiente, com infraestrutura adequada para receber e transportar pessoas, além de sistemas de comunicação e serviços de emergência.

“Esse sistema de gerenciamentos de riscos, espero que ajude, mas sozinho, é só o papel. Precisamos da ação. E essa ação tem que ser feita em conjunto, governo federal, estadual e municipal, as pessoas da cidade em tudo o que se puder ajudar. Cada pessoa pode ajudar a prevenir situações como essas. Isso vai eliminar os eventos intensos? Não, não vai, mas vai ajudar, e muito, a salvar vidas. É o que a gente precisa: salvar vidas”, afirmou.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os “assuntos proibidos” no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro “Verdades Fabricadas – Do Poder à Perseguição”. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Jornal da Cidade


Você pode gostar também de