Lula e Lewandowski conversam por telefone após fuga no RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, conversaram nesta quinta-feira (15) por telefone sobre a fuga de dois criminosos da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A informação divulgada pela CNN Brasil e teria sido obtida com fontes do Planalto.

De acordo com a emissora, o ministro teria explicado a Lula, que está em viagem pela África, algumas medidas que foram tomadas após o ocorrido, como a nomeação de um interventor para o presídio, a inclusão dos fugitivos na lista da Interpol e a abertura de um inquérito pela Polícia Federal. Ainda segundo a CNN, Lula teria endossado as medidas adotadas pelo ministro.

SOBRE A FUGA
Dois presos da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, conseguiram escapar do cárcere na madrugada da última quarta (14), e se tornaram os primeiros detentos da história a fugir de uma prisão de segurança máxima do sistema prisional federal. Tanto o Ministério da Justiça e Segurança Pública, como os governos estaduais, reforçaram suas redes de segurança.

Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça, suspeitos de terem ligações com a facção criminosa Comando Vermelho no Acre, ainda estavam foragidos até o início da tarde desta quinta. Após a fuga, o ministro Ricardo Lewandowski determinou o afastamento da direção da Penitenciária Federal de Mossoró e nomeou um interventor para o posto.

O governo acionou a Polícia Federal e pediu ao órgão a inserção dos nomes de Deibson e Rogerio no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras para que os foragidos sejam procurados pela polícia internacional. De acordo com o governo federal, mais de 100 agentes estão envolvidos nas buscas pelos foragidos.

Nesta quinta, o ministério também aumentou o nível de segurança das penitenciárias federais. A medida proíbe banhos de sol e visitas de familiares e advogados até esta sexta (16). De acordo com a portaria do MJSP, também estão suspensas atividades educacionais, religiosas e laborais. A única exceção da portaria é para os atendimentos emergenciais de saúde realizados nas unidades.

*Com informações AE

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de