Drone da FAB cai em missão de resgate no RS

Em meio ao auxílio às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, um drone da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu durante uma operação. O incidente ocorreu na terça-feira 7.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

O drone, modelo RQ-900, fabricado em Israel, enfrentou uma falha técnica e caiu em uma área desabitada. 

A FAB anunciou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o ocorrido para determinar as causas do acidente.

“Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada”, diz a nota da FAB. “A Força Aérea informa que o Cenipa vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.”

O drone era utilizado para vasculhar regiões atingidas e identificar pessoas em perigo. Com a capacidade de voar por até 36 horas consecutivas e atingir altitudes de até nove mil metros, o RQ-900 foi essencial para salvar 36 pessoas em um intervalo de 24 horas, informou a FAB.

Detalhes da operação do drone da FAB

A estratégia de resgate consistia em localizar sinais ou marcas feitas por pessoas isoladas. Essa abordagem permite análises precisas e em tempo real das áreas inundadas. Além disso, faz o mapeamento dos locais, para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Leia mais: “Vídeo mostra cidade do Rio Grande do Sul devastada pela enchente; assista”

Para realizar o trabalho pelos ares, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB proibiu o voo de drones particulares sobre as áreas impactadas.

O órgão afirma que não se pode comprometer a segurança das operações de resgate aéreo. A decisão ocorreu depois de relatos de interferência de drones civis nas operações de busca e salvamento.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de